Principal / Variedades / Grupo se encontra para pedalar

Grupo se encontra para pedalar

O grupo Taquari no Pedal faz passeios de bicicleta desde 2013, contando, hoje, com cerca de 60 ciclistas. Conforme um dos participantes, o médico Leonardo Machado Coutinho, 41 anos, os destinos são definidos pelo grupo, variando entre 30 e 75 km em média. “Sempre num ritmo que todos possam acompanhar. O objetivo é a integração dos ciclistas, amizade, descontrair e também se exercitar, promover saúde”, salienta Coutinho.
O grupo realiza trajetos urbanos, onde vão até o Santuário da Assunção e voltam até a Lagoa Armênia, e outros trajetos rurais, para Paverama, Bom Retiro do Sul, Santo Amaro, São Jerônimo, General Câmara, Mariante, entre outros. “Às vezes, usando a barca para trilhar pelo outro lado do rio”, conta Coutinho.
O monitor de serviços gerais, Adilson Júlio da Silva, lembra que estava entre amigos e combinaram de pedalar até a Santinha. “Daí, começamos a gostar e a nos reunir para pedalar, após alguns passeios, resolvemos criar o grupo”, conta Adilson.
Segundo ele, nas quartas-feiras tem o encontro do Pedal Light, para iniciantes ou que não pedalam com frequência. Nas terças e quintas-feiras, tem os encontros para treino, ou para quem tem mais preparo físico, com saídas do Pavilhão da Laranja, às 19h. “E aos finais de semana, é comum fazermos percursos mais longos, em média 100 km, onde pedalamos nas cidades vizinhas.” Os encontros também são marcados pelo whatsapp com dois dias de antecedência.
O técnico projetista, Diones Alexandre de Azevedo, 39 anos, pedala há quatro anos e desde 2015 participa do grupo Taquari no Pedal. “Descobri que tinha este grupo pelo site. Aí marcamos pedais (passeios de bicicleta) com saídas do Pavilhão da Laranja. Então, fui em um primeiro pedal com a galera e gostei muito”. Diones participa de provas de longa distância, provas que vão de 200km a 1000km. “E estamos correndo a copa União de ciclismo do Vale dos Sinos, na categoria força livre.”
Em agosto de 2019, Diones e Alexandre foram para França participar de uma prova de ciclismo chamada Paris Brest Paris.

Faz bem
para a saúde

Conforme o médico Leonardo Machado Coutinho, pedalar gasta em média 400 a 600 calorias por dia, além de estimular o aparelho circulatório e respiratório, melhorando a capacidade cardiorrespiratória. “Auxilia no controle de peso, é tratamento para hipertensão arterial e diabete. E é um esporte que não induz a lesões de articulação ou estresse por impacto, como correr.
Transporte

Coutinho destaca que andar de bicicleta também é uma alternativa de transporte. “Pois com uma bicicleta razoável, é possível se deslocar 12 a 15km/h sem muito esforço, sendo uma excelente opção pra ir ao trabalho, e deslocamentos curtos até 5km, já funcionando como atividade física diária, não poluente e barata. Em países desenvolvidos, como Dinamarca e Holanda, as pessoas usam a bicicleta pra seus deslocamentos urbanos diários.”

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ