Principal / Geral / Igreja Matriz terá hoje a primeira ordenação de um padre

Igreja Matriz terá hoje a primeira ordenação de um padre

Está tudo pronto para um dos eventos mais importantes da história da Paróquia São José de Taquari e Tabaí. A igreja construída pelos açorianos e a primeira parte concluída em 1768, será o cenário da ordenação do diácono taquariense João Vítor Freitas dos Santos, 27 anos. É a primeira vez que o local terá uma ordenação presbiterial, popularmente chamada de padre.

A celebração será presidida pelo Bispo da Diocese de Montenegro, Dom Carlos Rômulo. “É um momento de graça para a Diocese de Montenegro e, particularmente, para a Paróquia São José de Taquari. Um filho de Taquari escuta o chamado de Deus e se coloca a serviço do povo de Deus. Certamente, muitos jovens também vão se questionar e mais atentamente escutar o chamado de Deus. Pelo Batismo somos vocacionados, o importante é respondermos com generosidade o chamado do Senhor: uns para vida matrimonial, outros para a vida consagrada, como religioso ou religiosa, outros como sacerdotes e outros ainda como leigos e leigas, assumindo uma missão, na Igreja e na sociedade. Não podemos esquecer que Taquari, por muitos anos, acolheu um Seminário dos Frades Franciscanos. Muitos Freis estudaram neste Seminário e estão a serviço da Ordem dos Franciscanos e da Igreja, em muitos lugares”, destaca o bispo.
A programação do evento terá dois dias. Hoje à noite, às 20horas, ocorrerá na igreja, a cerimônia da ordenação. “Havia uma ideia de fazer na praça, mas salvaguardando o espaço físico, religioso e artístico da nossa igreja, achamos melhor fazer dentro da igreja”, diz o frei da paróquia de Taquari, Paulo Muller.
No domingo, às 10horas, em frente à Igreja Matriz, o diácono João Vítor celebrará uma missa solene, a sua primeira como padre. Após, haverá almoço no Salão Paroquial, com ingressos, em número limitado, a R$ 25 por pessoa.
Para receber os visitantes, a Paróquia e a Prefeitura vão disponibilizar estrutura ao ar livre, que inclui telões. Uma comissão está trabalhando nos preparativos e mais de 50 pessoas estão envolvidas com a organização. A cerimônia é realizada, boa parte, com a colaboração da comunidade, através da mão de obra e de doações.
São esperadas, nos dois dias, em torno de 1,8 mil pessoas. “Nós estamos, como Paróquia, muito felizes e preparando este grande momento do nosso diácono João Vítor. A alegria é muito grande por fazermos parte desta linda história, uma página toda especial que a comunidade de Taquari está escrevendo. É um grande acontecimento para toda a cidade. O povo que vier celebrar conosco vai sentir-se muito bem”, afirma o pároco, frei Gastão Zart.
O diácono João Vítor destaca a felicidade e a responsabilidade que assumirá. “O momento é de muita alegria, não só para mim e para minha família, mas para toda a nossa paróquia e diocese, uma ordenação é sempre uma graça. Mas também uma responsabilidade. Sinto-me muito contente e feliz com a preparação que o povo de Taquari faz para a ordenação, é um estímulo, um apoio, me sinto abraçado pela comunidade, mas me vejo diante de uma grande responsabilidade, que é sacerdócio. Da mesma forma que me alegro e sinto a oração do povo, me sinto responsável por este ministério. Então, conto com a oração de toda a comunidade para que possa corresponder com este ministério que receberei, o sacerdócio”.
Em janeiro, ele assumirá como vigário da Paróquia Catedral São João Batista de Montenegro. Ele é filho de Alexandre Santos e Cássia Freitas dos Santos.

A cerimônia ocorrerá durante a missa

O Bispo da Diocese, Dom Carlos Rômulo, explica como será o rito da ordenação.
“Em primeiro lugar, a ordenação é celebração de um sacramento da Igreja, o sacramento de serviço. O Sacramento da Ordem tem três graus: diaconato, presbiterado e episcopado. João Vitor foi ordenado diácono no mês de junho passado, e agora será ordenado presbítero, popularmente chamado de padre.
O Sacramento da Ordem é celebrado dentro da Liturgia da Missa. O rito da Missa é o mesmo de sempre, mas acrescido do rito da ordenação. A partir da Proclamação do Evangelho, o candidato à Ordenação é chamado e apresentado ao Bispo, com o pedido de ordenação. Após o depoimento do Reitor do Seminário, o pedido é aceito pelo Bispo. A partir daquele momento, o candidato passa a ser eleito. Em nome da Igreja lhe são feitas perguntas rituais, sobre a sua disposição para abraçar o ministério sacerdotal, e faz a promessa de obediência ao bispo e aos sucessores. Após, o candidato se prostra e todo povo canta a ladainha de todos os santos. Após, o bispo e todos os padres, em silêncio, impõem as mãos. Na sequência, o bispo pronuncia a oração consecratória, momento da ordenação. Já ordenado, o novo padre recebe os paramentos sacerdotais, suas mãos são ungidas com o óleo do Crisma e recebe o pão e vinho, para o ofertório. Último gesto do rito da ordenação é o abraço da paz: o novo padre é saudado pelo bispo e por todos os padres, que o acolhem no presbitério. A Missa continua a partir do ofertório, como de costume. Claro, no final o novo padre dirige sua palavra e agradecimento”.

Saiba mais

Algumas ruas serão bloqueadas e haverá pessoas auxiliando orientação.
Haverá estrutura externa que possibilitará acompanhar a cerimônia, com telões e cadeiras.
Leve sua garrafa, cuia e bomba. A Erva Amizade estará na praça nos dois dias.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ