Principal / Segurança / Delegada chama a atenção para golpes na venda de produtos pela internet

Delegada chama a atenção para golpes na venda de produtos pela internet

A delegada Betina Martins Caumo informou sobre ocorrências envolvendo crimes de estelionato a partir de produtos anunciados à venda Facebook e OLX por moradores de Taquari. “As pessoas acabaram entregando os bens, mediante fictícios comprovantes de transferência bancárias por parte dos supostos compradores”.
Entre as ocorrências registradas está a do dia 22 de novembro, em que um morador de Taquari registrou um fato ocorrido em 19 de novembro. Conforme a vítima, ela anunciou a venda de uma máquina de sorvete expresso do Facebook, sendo que, no mesmo dia, uma mulher entrou em contato pelo Whatsapp, querendo comprar a máquina. As tratativas da venda da máquina foram feitas todas pelo Whatsapp. No dia 19 de novembro, a mulher mandou um comprovante de transferência da Caixa Econômica Federal, com o valor da máquina e contratou um freteiro da cidade de Taquari para levá-la até Santa Cruz do sul. O freteiro buscou a máquina de sorvete na casa da vítima e a entregou no endereço indicado pela mulher na cidade de Santa Cruz. A vítima desconfiou que poderia ser algum tipo de golpe e avisou o freteiro que somente entregasse a máquina após a confirmação da transferência diretamente com o banco, porém, quando fez contato com a Caixa Econômica para confirmar, ele já havia entregue a máquina.
De acordo com a delegada, a investigação desse tipo de crime depende da quebra de sigilos telefônico e bancário. “Ocorre que, na maioria das vezes, acaba identificando somente laranjas, que emprestaram o nome para abrir a conta ou habilitar a linha. Os nomes fornecidos pelos supostos compradores costumam ser falsos e mesmo os endereços de entrega não possuem ligação com os criminosos”.
Para a delegada, as pessoas que fazem negócio via rede social e aplicativos precisam redobrar os cuidados.  “Especialmente quando o “comprador” demonstra muita pressa no fechamento do negócio e quando esse fechamento ocorre após horário de funcionamento bancário, em feriados e finais de semana. Golpistas precisam garantir que a vítima entregue o bem o mais rápido possível, para evitar que ela se dê conta do estelionato. Quando as vítimas confirmam que o depósito não foi feito, o bem já foi entregue”.

Além disso, verifique

BM prende rapaz por porte ilegal de arma de fogo, no Passo da Aldeia

Um jovem, de 19 anos, foi preso pela Brigada Militar (BM) por porte ilegal de ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ