Principal / Geral / Nos passos da fé

Nos passos da fé

A fé em Nossa Senhora da Assunção levou milhares de pessoas ao Rincão São José no domingo, 18 de agosto. Devotos de cidades como Venâncio Aires, Porto Alegre, Triunfo, Montenegro, Paverama, Tabaí, Teutônia, entre outros, fizeram a caminhada de cerca de 3,5 Km entre a Igreja de Nossa Senhora das Dores e o Santuário.
Conforme a organização, 35 mil pessoas passaram pelo santuário durante o dia. O número considera os devotos que fazem a romaria pela manhã e os que participam da missa das 10horas, quando é realizada a bênção da saúde. A caminhada seguindo a imagem da assunção ocorre à tarde, concentrando a multidão de fiéis, que canta e faz a oração do rosário para pedir ou agradecer por alguma graça.
GERAL - Romaria BISPONeste ano, o bispo da Diocese de Montenegro, Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva deixou a atividade no Santuário para acompanhar os devotos e fez parte do percurso junto da imagem. Este é o terceiro ano que ele participa da romaria. “No primeiro ano, fiquei ouvindo as confissões, sempre têm muitas; no ano passado, fiquei dedicado a dar as bênçãos, também são intermináveis e, neste ano, quis a experiência de fazer o caminho. Romaria é caminhada. Então é fundamental esta experiência do caminho, que simboliza toda uma vida de uma comunidade. O caminho é transformador para todas as pessoas”, disse o bispo. Ele falou da peculiaridade do evento de Taquari, o maior da diocese. “Ela é uma romaria espontânea e de muita espiritualidade. Ela não é uma romaria que se tenha que fazer grandes divulgações, ela acontece. As pessoas vêm, têm fé, para rezar, é bem simples mas é verdadeira. Vejo esta diferença da nossa romaria”. Após a caminhada, Dom Carlos Rômulo presidiu a missa celebrada na área ao ar livre ao lado do Santuário da Assunção.
Esta foi a 31ª romaria realizada no Rincão. Para o frei João Sulzbach, o evento foi um dos mais expressivos e alegres. “O pessoal saiu satisfeito. Foi uma caminhada com Maria em vista de uma realidade melhor”, destacou.
A Romaria é realizada desde agosto de 1987, cinco meses depois de terem ocorrido as manifestações de Nossa Senhora da Assunção, no Rincão São José. A data do evento, sempre no terceiro domingo de agosto, é pela proximidade com a celebração do Dia da Assunção de Maria, em 15 de agosto. Em 2020, a Romaria será realizada no domingo, 16 de agosto.

As manifestações de fé

GERAL - Romaria CASE 01O casal João Marlon Kuhn, 21 anos, e Natália de Almeida, 19 anos, levaram a filha, Ana Lívia de Almeida, 5 meses, vestida de anjo. Eles residem em Montenegro, mas mantêm uma tradição da família de Natália. “Eu participo desde criança, por causa dos meus pais (que são de Taquari), que me levavam todos os anos, e agora, trouxe minha filha”, conta a mãe, que participa pela 20ª vez. A caminhada também foi para agradecer o parto realizado com tranquilidade.

GERAL - Romaria CASE 02Também mantendo uma tradição de família e para agradecer a recuperação da saúde, os primos João Vítor Faleiro Gava, 11 anos, e Carina Manoela Granja de Freitas, 15 anos, fizeram o percurso com os pés descalços. Carina conta que fez uma promessa para a recuperação da sua saúde, junto de sua mãe – que estava em meio à multidão – e foi atendida. “Tem muitas pessoas que não acreditam, que isto é uma simples estátua que qualquer um faz; mas para outros têm um significado muito grande. Pra mim, não sei as palavras certas, mas gosto muito de estar aqui por sentir uma paz interior. É muito bom isto”, conta Carina, que reside na localidade de Campo Grande, em Venâncio Aires. Ela diz que participar do evento de Taquari é uma tradição de família.

GERAL - Romaria CASE 03O pequeno João Augusto, de 1 ano e quatro meses, participou da romaria no colo do avô materno, Ladir Gonçalves, 43 anos, também vestido de anjo. Junto deles estavam a avó materna, os pais do João Augusto e os avós paternos para fazer a romaria. “Ele nasceu com problema no intestino, passou 60 dias no hospital Santo Antônio, em Porto Alegre. Graças a nossa Santa, estamos aí com ele”, destaca Ladir. “Temos muita fé na Santa. Volta e meia a gente vem aqui, fora da romaria mesmo, para visitar o Santuário. Temos muita fé. Pra nós é tudo, toda a oração é pedindo sempre a ela e graças a Deus está aí, alcançado. Os médicos tinham praticamente desenganado e está aqui com nós, graças a Deus e a Santa”, justifica.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ