Principal / Geral / Como medida de precaução, igreja católica fecha as portas após ameaça

Como medida de precaução, igreja católica fecha as portas após ameaça

A Igreja Matriz São José, a mais antiga e tradicional do município, está com as portas fechadas desde a semana passada. A medida emergencial foi tomada após fiéis terem presenciado um homem entrar ao local durante a tarde, com um pedaço de pau, e ameaçar quebrar o templo religioso. Depois deste episódio, uma vidraça do prédio foi quebrada durante a madrugada. No bairro Praia, na Igreja Nossa Senhora das Dores, também foi registrado dano em uma cruz, que fica no pátio do local.

Segundo o pároquo, Frei Gastão Zart, da Igreja Matriz, a medida de fechar as portas da igreja é temporária e busca preservar o patrimônio histórico de mais de 250 anos que ali existe. “Nós somos responsáveis por conservar esse patrimônio, porque os danos podem ser irreparáveis. É muito arriscado deixar aberto, tem muitas coisas que, se quebrarem, não tem mais como consertar”, contou o Frei.
Os episódios não estariam ligados a uma revolta religiosa. São pontuais, conforme relata a instituição. “Pelo que tudo indica, é uma pessoa só que está fazendo isso, um rapaz que está com problemas psicológicos e é usuário de drogas. Assim que tiver um encaminhamento para ele, nós vamos voltar a abrir”, explicou.
O pároco não registrou ocorrência policial sobre o caso, mas tem informado a comunidade sobre estes fatos durante as missas. “Eu, como padre, não vou registrar ocorrência, porque a gente está aqui para perdoar e não para acusar”, justificou.
Segundo Gastão Zart, o interesse da igreja é de voltar a abrir as portas o mais rápido possível. Enquanto isso, quem quiser visitar a Matriz, fora dos horários da missa, deve solicitar a chave na Casa Paroquial ou na loja Cantinho do Céu, anexa à igreja. Na Igreja Nossa Senhora das Dores, no bairro Praia, as portas já permaneciam fechadas fora do horário de missa, o que deve continuar.

Em 2013, lustres e castiçais foram furtados na Matriz

GERAL - Igreaja - LUSTRES ROUBADOSDurante o domingo, 2 de junho de 2013, objetos do início do século XX foram furtados da Igreja Matriz São José, no Centro de Taquari. A missa no local havia encerrado por volta das 10h e as portas da igreja ficaram abertas durante o dia. Às 17h, quando um grupo chegou para rezar o terço, foi notado o sumiço de três lustres e dois castiçais. Apenas as luminárias, que não eram originais do lustre, foram deixadas pelo chão. Os castiçais furtados ficavam no altar da Igreja Matriz, enquanto os lutres estavam pendurados, por correntes, sobre o corredor da igreja. Os objetos históricos não foram mais localizados.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ