Principal / Geral / Taquarienses participarão de prova de ciclismo na França

Taquarienses participarão de prova de ciclismo na França

A prova mais importante do mundo no ciclismo de longa distância, a Paris-Brest-Paris (PBP), terá a participação de dois taquarienses neste ano. O médico Leonardo Machado Coutinho, 41 anos, e o técnico projetista Diones Azevedo, 38 anos, estão entre os cerca de sete mil participantes do circuito, que tem um total de 1219 quilômetros. Eles embarcam para a França na próxima quinta-feira, 15 de agosto.
A prova ocorre a cada quatro anos. A largada será no dia 19, às 5h30 pelo horário da França, no castelo de Rambouillet. O percurso segue até o litoral francês, na cidade de Brest, cerca de 600 quilômetros de Paris, e retorna à capital francesa. O trajeto passa por diversas cidades, como Rambouillet, Faverolles, Senonches, Mamers, Ségrie, Lassay-le-Chateaux, Becherel, Tinténiac, Loudéac, Brest. A jornada é feita por estradas secundárias, pois na França não é permitida a circulação de bicicletas nas vias principais.
A participação de Leonardo e Diones no circuito deu-se após completarem cinco provas de ciclismo de longa distância, duas de 200 km, uma de 300 km, outra de 400km e a última de 600km. Com o resultado, conquistaram o título simbólico “Super Randonneur”, exigido para o PBP.
O objetivo da prova é completar o percurso em determinado tempo. No caso dos taquarienses, 84 horas. O retorno deles ao Brasil ocorre no dia 24 de agosto.

Conciliando trabalho e treinos

Médico no Hospital São Lucas da PUC e Perito no INSS de Taquari, Leonardo Machado Coutinho, 41 anos, concilia as rotinas da profissão com os treinos para o Paris-Brest-Paris. Começou no esporte em abril de 2017, preocupado com histórico de problemas cardíacos na família, após o falecimento de dois primos por infarto. Até hoje, a prova mais longa da qual participou foi de 600 quilômetros. Na França, Leonardo quer dobrar este trajeto. “A preparação é com treinos diários, quase sempre acima de 50 km. Usamos mais os fins de semana para treinos mais longos. Ultimamente os treinos são em velocidade menor, dentro do ritmo que faremos na prova, uma vez que andar muito rápido provoca desgaste excessivo e um passo muito lento configura em risco de não completar a prova no tempo máximo determinado”, contou.
Os taquarienses pretendem encarar a prova como se fosse de três circuitos de 400 km, que devem ser feitos em 26h, 28h e 30h, incluindo as pausas para banheiro, alimentação e descanso. As bicicletas que utilizam contam com banco especial, para não causar lesões, e a roda da frente possui um dínamo para gerar energia, que alimenta farol e sinaleira, além de celulares e GPS. Os ciclistas precisam levar roupas, capa de chuva, água, alguns alimentos, câmaras reserva e ferramentas, para caso de imprevistos. “Vamos ficando mais cansados no decorrer da prova. A privação de sono é um dos pontos críticos, o gasto calórico é muito alto, podendo passar de 20 mil calorias, e por mais que se pare para comer sempre é insuficiente. Também é preciso um alto consumo de água, podendo chegar a 1 litro por hora, em dias mais quentes”, explicou Leonardo, que faz parte do grupo Taquari no Pedal, além de ter acompanhamento com técnico da equipe FS Team.

Há quatro anos no esporte

O técnico projetista da Certaja, Diones Azevedo, 38 anos, dedica-se ao ciclismo desde 2015. Ingressou no esporte buscando melhoras na saúde, pois tinha pressão alta. Foi quando descobriu o grupo Taquari no pedal, que reunia grupo de ciclistas para andar pela cidade e participar de provas. “Fui, gostei e viciei. Depois só fui aumentando ou quilômetros”, contou Diones.
A prova mais extensa em que o taquariense participou teve 1000 quilômetros e foi disputada em Florianópolis no ano passado. Na França, o trajeto será aumentado em 219 km. “Curtir o máximo, fazer novas amizades e o mais importante: concluir dentro do tempo limite de 84h, tentando fazer uma média boa, sem se desgastar muito. Soubemos que não é fácil, por ser muita gente, os Postos de Controle (PCs) estão sempre lotados. Isto vai te atrasando”, relatou o taquariense.
Participar da Paris-Brest-Paris esteve nos planos de Diones desde quando iniciou no esporte. “Comecei a ler sobre esta prova. É mirar de longe”, contou. Para atingir o objetivo e concluir o percurso no tempo desejado, Diones tem treinado com a bicicleta carregada, buscando se acostumar com o peso que terá de levar na prova.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ