Principal / Região / TABAÍ: Vereadores não comparecem à sessão extraordinária que apreciaria o projeto de lei da contribuição de melhorias

TABAÍ: Vereadores não comparecem à sessão extraordinária que apreciaria o projeto de lei da contribuição de melhorias

Tramita, na Câmara de Vereadores de Tabaí, projeto de lei que dispõe sobre instituição e cobrança de contribuição de melhoria, em decorrência da execução de obras públicas pelo município, no valor de R$ 2.238.197,00 (dois milhões, duzentos e trinta e oito mil, cento e noventa e sete reais).

As obras são nas ruas Frederico Nascimento, 28 de dezembro, João Oduarto Claus e avenida Miguel Ferreira. Esse projeto começa a gerar polêmica, uma vez que o prefeito tem solicitado a apreciação do documento e parte dos vereadores não compareceu na sessão extraordinária, na segunda-feira, 27, que estudaria a medida. Também a administração municipal, em sua página do facebook, publicou que não existe projeto de lei em tramitação, pretendendo repassar aos moradores o custo da obra com a pavimentação das ruas no importe de 70% ou 80%, “como sugerido por determinadas pessoas”.

Reunião com a comunidade

Na segunda-feira, 27, o prefeito, Arsênio Cardoso, antes do início da sessão marcada para as 17 horas, realizou reunião com moradores na Câmara para explicar o projeto. Depois disso, ele deveria ter sido apreciado, o que não ocorreu devido à ausência de cinco vereadores.

Nova postagem

Depois do cancelamento da sessão, a administração municipal voltou a fazer postagem na rede social, onde consta “Queremos agradecer aos moradores que estiveram na Câmara de Vereadores para a votação de autorização do projeto que prevê a contribuição de melhoria para construção de asfalto e recapagem asfáltica para quatro ruas da cidade. A sessão não aconteceu porque faltaram vereadores e ficou para a próxima quarta-feira. Queremos agradecer àqueles vereadores que estiveram presentes, valorizando as realizações para a comunidade”.

Sobre o projeto

Em parte do projeto, consta que o fato gerador da contribuição de melhoria é a valorização de imóveis de propriedade privada, que resulta da realização das obras públicas. Assim sendo, a contribuição será cobrada dos proprietários de imóveis situados nas áreas beneficiadas pelas obras, e serão considerados beneficiados os imóveis que possuam frente ou testada para onde serão feitas as obras de pavimentação asfáltica, drenagem, meio-fio, passeio público e demais serviços de urbanização. Ainda consta que a base de cálculo da contribuição de melhoria é o acréscimo de valor econômico do imóvel, consequência da valorização imobiliária pela realização das melhorias , tendo como limite total o custo das obras e ,como limite individual, o acréscimo de valor agregado pela obra a cada imóvel beneficiado.

Informação do Executivo

A administração municipal tem divulgado que “o Código Tributário Municipal de Tabaí, no art. 78, prevê que estas obras públicas poderão ser limitadas até 70% do custo, quando enquadradas em programa ORDINÁRIO, e, em até 80%, quando em programa EXTRAORDINÁRIO.
Ou seja, neste caso, o prefeito municipal vai definir, através de editais, o percentual do desconto para limite total da despesa e, após, o total da contribuição de melhoria será calculada individualmente, de acordo com o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado (valorização do imóvel).

Por que os vereadores não compareceram

Rafael Vargas (PSDB) – “Só pela questão de ter faculdade, já me impossibilitaria de ir; faço três cadeiras neste semestre e também tinha consulta médica e o atestado já está na Câmara. Já solicitamos ao presidente, anteriormente, para, antes de realizar alguma convocação, conversar conosco para ver a viabilidade de todos comparecerem, já que não é um dia comum de sessão. Assim eu fazia quando era presidente.” O vereador enviou a O Fato uma cópia do seu atestado médico, onde consta que sua consulta aconteceu no mesmo dia e horário em que ocorreria a sessão.
Anderson Vargas (PT) – “A sessão foi marcada para as 17h, eram 18h e o jurídico da prefeitura ainda estava explicando o projeto. Eu tinha faculdade e saí da reunião. Até aquele momento, o André (presidente) não tinha iniciado a sessão.”
Guaraci Braga da Silva (PT) – “Tive que fazer uns exames médicos em Venâncio Aires e Lajeado”.
Marquinhos Antônio de Azevedo (PSB) – “Não deu tempo de ir, por motivos pessoais”.
O outro vereador que não compareceu foi Marcelinho (PP), com quem a reportagem não conseguiu contatar. A informação que se tem é de que o vereador estaria com problemas de saúde na família.

Projeto completo

O texto completo deste projeto, que pode ser votado em sessão extraordinária marcada pelo Legislativo a qualquer momento ou na sessão ordinária do dia 5 de junho, pode ser conferido no link https://tabai.rs.leg.br/uploads/materia/19609/PL027.pdf.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ