Principal / Geral / O Posto de Saúde do Colônia 20 conta com novo médico

O Posto de Saúde do Colônia 20 conta com novo médico

O médico clínico geral, Lucas Dickel Canova, 24 anos, natural de Florianópolis, foi aos 3 anos de idade morar na cidade gaúcha de Três Passos. Fez faculdade na Ulbra, em Canoas, e formou-se em dezembro de 2018.

O Fato – O posto de saúde em Taquari é seu primeiro trabalho?
Lucas Dickel Canova – Não, eu fazia plantões na região metropolitana de Porto Alegre, Montenegro, Viamão, Ivoti, Canoas. É meu primeiro trabalho na atenção primária.

OF – Quando você decidiu ser médico?
LDC – Foi no final da minha adolescência; me inspiraram os médicos que eu vi na televisão, como Doutor House, Plantão Médico. Era romantizada a medicina no seriado, mas foi o que me interessou em um primeiro momento.

OF – Há outros médicos em sua família?
LDC – Sim, um anestesista, um tio pediatra. Mas minha mãe é psicóloga e meu pai é arquiteto.

OF – Qual o principal desafio de ser médico da atenção básica à família?
LDC – Um desafio é criar um vínculo com o paciente, isso é muito importante na atenção básica. Conhecer bem o paciente, saber quais são as dificuldades daquele paciente, entender o paciente como um todo, a comunidade em si, entender cada complicação da comunidade, seja com doenças com mais prevalência na região ou este tipo de abordagem populacional seriam os principais desafios na atenção básica

OF – Você vai começar a visitar as famílias, de acordo com as necessidades levantadas pelos agentes de saúde. O que é importante nesta visita?
LDC – É um programa implantado pelo Governo Federal, a visita domiciliar. O que acontece, aqueles pacientes que não conseguem o deslocamento apropriado, por doença ou idade mais avançada ou que o impeça de vir até o posto de saúde. Os agentes comunitários fazem um rastreio na área que é atingida pelo posto de saúde, trazem os casos dos pacientes para uma discussão dentro do posto e é definido se é necessário uma visita domiciliar. São feitas às segundas à tarde, quatro ou cinco visitas domiciliares

OF – Já fez alguma visita? Como foi?
LDC – A população é muito receptiva , ficam muito felizes que o médico vai até à casa. Para eles, é uma alegria, se sentem amparados e importantes de um médico ir até a casa deles, de que alguém está ali zelando por eles. É bastante interessante.

OF – Você sabe no bairro Colônia 20 o universo de quantas pessoas você tem que atender?
LDC – É a maior área, é o posto de maior abrangência. Acredito que são de 6 mil a 8 mil pessoas.

OF – São quantas consultas diárias?
LDC – São 15 consultas pela manhã, 15 consultas pela tarde, mais a renovação de receitas. Depois que se conhece o paciente, para uma renovação de receita, o paciente não precisa vir até o posto. Os agentes de saúde trazem as receitas e eu renovo .

OF – A equipe do posto está completa para desempenhar um bom trabalho?
LDC – A equipe está sendo completada, vamos dizer assim. Agora, tem um edital de contratação, vamos receber seis agentes comunitários, uma secretária, uma zeladora, mais uma ou duas técnicas de enfermagem. Daí a equipe vai estar completa. Hoje temos dentista, enfermeira, uma assistente de dentista e duas técnicas de enfermagem. A equipe vai mais que dobrar, ainda este ano. É um posto muito organizado.

OF – Na saúde pública, de forma geral, aqui em Taquari, o que você percebe que será seu maior trabalho?
LDC – Este é o posto mais organizado em que trabalhei. Acho que o maior desafio são a vinda dos recursos do governo Federal e Estadual . Não noto só em Taquari, mas em Canoas onde resido. Está faltando muita verba e isso dificulta a saúde do município.

OF – Você gostou da cidade, pretende permanecer um tempo por aqui?
LDC – A ideia ainda não é morar na cidade. Ainda estou analisando como vai ser esta minha vinda e ida todo dia. Continuo morando em Canoas. Estou analisando se vale a pena vir morar em Taquari, acabei de fazer uma mudança, não sei se quero fazer mais uma mudança agora. Ainda estou em período de adaptação.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ