Principal / Geral / Taquari é considerado com baixa infestação do Aedes Aegypti

Taquari é considerado com baixa infestação do Aedes Aegypti

Em junho de 2016, após serem encontrados dois focos do Aedes Aegypti no bairro Prado, o município passou a ser considerado como infestado pelo mosquito, transmissor dengue, zika e chikungunya.

Esta classificação do Serviço Estadual de Vigilância ocorre quando se registra a presença de focos de larvas nas atividades de monitoramento do vetor, realizadas com armadilhas distribuídas em locais estratégicos, como ferros-velhos, borracharias, cemitérios, entre outros. Após ingressar na lista, ele só sai depois de passar um período de 12 meses sem voltar a encontrar focos do inseto. Entretanto, novos focos foram encontrados nas regiões do Centro, Boa Vista e Prado e, por isso, Taquari permaneceu na condição de infestado.
Em novembro de 2018, o Governo do Estado divulgou o resultado do levantamento feito no Rio Grande do Sul quanto à infestação do Aedes Aegypti, que apontou Taquari com índice satisfatório (menor que 1%), ou seja, menos de uma casa infestada para cada 100 pesquisadas.
A responsável pelo setor de vigilância de Taquari, Izabel Appel, explica que após detectados os primeiros focos do Aedes Aegypti, as armadilhas de monitoramento foram retiradas e passou a ser realizado o Levantamento de Índice Rápido (LIRA), com visita a todas as residências do município, pela equipe de combate às endemias, formada por quatro agentes, mais o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, que atuam na prevenção. “No momento que é considerado infestado com base no LIRA, permanecemos nesta condição. Hoje temos baixa infestação e no LIRA passado deu zero, mas não podemos dizer que não temos o vetor porque são feitos sorteios das localidades do Referencial Geográfico (RG) para os levantamentos, então não dá pra dizer que não tenha o agente no município. Mas temos a vantagem de não ter casos autóctones (doença contraída no próprio município)”, explica Izabel.
Ela diz ainda que o calor e umidade contribuem para a criação do mosquito. “Temos que ter mais cuidados em eliminar os criadouros, que são as condições para a reprodução. Se eliminarmos isso, vai diminuir”.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ