Os vereadores aprovaram, na sessão do Legislativo da segunda-feira, 8, o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a conceder a Cessão de Direito Real de Uso sobre o prédio e as dependências da Escola Municipal Antônio Flores da Cunha, na localidade de Boa Vista, que está desativada.
O espaço passará a ser utilizado pela Comunidade Cristã Verdade e Vida, que, segundo o projeto de lei, realizará trabalho social, encontros e eventos comunitários e de assistência à população.
O espaço será cedido por cinco anos, podendo ser prorrogado, e o município não arcará com as despesas de manutenção.
A matéria foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo. “É muito importante esta parceria do município com as igrejas que fazem trabalho voluntário. Aqui não tem diferença de religião, cada um no seu modo faz o trabalho. As crianças que frequentam as igrejas têm comportamento diferenciado”, destacou Leo Mota (PSD).
Sérgio Cenci (PP) e Marcos Adriano Lerner (PDT) consideram que a ação valoriza as famílias e o bem-estar social. Edevaldo Borges (PTB) e Marcos Roberto de Souza, o Codécio (PP), destacaram o fato de o espaço, que está desativado, ser conservado.
Vereadores voltam a falar sobre o Banrisul
Na sessão desta semana, os vereadores voltaram a falar sobre o Banrisul. Eles reclamam da falta de dinheiro disponível no caixa eletrônico nos finais de semana. Na sessão de 1º de outubro, foi aprovada uma indicação de Codécio, solicitando que oficie o Banco Banrisul para manter o funcionamento dos caixas eletrônicos aos sábados, das 07 às 20 horas, conforme solicitação dos correntistas e comércio local. “Nesta semana, mais uma vez, fui às 11h20min de sábado e não tinha mais dinheiro”, contou Codécio. “A sorte é que o cara tem amizade e consegue dinheiro emprestado”, disse, contando que foi no autoatendimento em Canabarro e, também não conseguiu. Para ele, a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos de Fazenda Vilanova geram prejuízo para os comerciantes. “Se temos que ir a Teutônia ou Bom Retiro do Sul, vamos comprar lá e o comércio fica a ver navios. É um descaso com a população de Fazenda Vilanova”.
O vereador Renato Costa (PP), que ocupou a cadeira por 15 dias, no lugar de Ildo Diedrisch (PP), reforçou a fala de Codécio. “Precisa de uma providência”.
O presidente do Legislativo, Marcos Adriano, também falou sobre a situação, considerando um descaso. “Simplesmente abandonam a população de Fazenda Vilanova. (…) O prefeito deveria tomar alguma posição”.