O Mistura Fina foi à rua, nesta semana, ouvir opiniões sobre o desaparecimento de um computador e de um tablet, de dentro da Câmara de Vereadores, há cerca de quatro meses. O presidente do Legislativo, José Harry Saraiva Dias, solicitou uma equipe de sindicância à prefeitura, que ainda não definiu a data para o início da investigação. De acordo com a prefeitura, há 73 sindicâncias em andamento no município. A Câmara de Vereadores registrou ocorrência de desaparecimento na Delegacia de Polícia de Taquari.
Nas ruas…
Na Câmara de Vereadores de Taquari, há cerca de quatro meses, desapareceram um computador e um tablet de dentro de sua sede, não havendo sinais de arrombamento no prédio. Até o momento, não foi aberta sindicância para apurar os fatos. Qual sua opinião sobre isso?
“A sindicância deveria ser aberta na mesma semana que sumiu, não quatro meses depois. E como é levado algo de dentro da Câmara de Vereadores sem que ninguém veja? É um absurdo!”
Daniel Fülber,
43 anos, microempresário
“Tem que apurar se desapareceu, se sumiu tem que apurar, tem que ver o que aconteceu. Já passou do tempo”.
Lúcio Pereira,
34 anos, gerente comercial
“Como vai sumir? Tem que ter um procedimento, né!? Uma investigação para saber o que aconteceu, como vai sumir? Vai sumir e vão ficar quietos? Alguém tem que abrir a investigação”.
José Renato Pereira Amaral,
59 anos, assador
“Em primeiro lugar, é questão de informação, da existência real destes aparelhos e quem os utilizava. Então, quem utilizava deveria ser a pessoa mais responsável pelos aparelhos, que supostamente tenham desparecido. Se nada foi feito em relação a isso, é um patrimônio público, que deve ser zelado por todos, em especial por quem os utiliza. Com toda a certeza deveria ter iniciado a sindicância, mas se não foi, teriam pessoas habilitadas para isso na instituição? Se tratando de patrimônio público, já teria que ser iniciada logo a sindicância, quando detectado o desaparecimento dos aparelhos”.
Nara Nunes Machry,
74 anos, advogada
“Tem que ser aberta uma sindicância , através do presidente da Câmara, que tem que fazer um pedido, para saber quem furtou, onde foi parar esse equipamento. É um patrimônio nosso, patrimônio do município. Tá passando tempo demais.”
José Carlos Rodrigues,
62 anos, funcionário público
O que diz o presidente do Legislativo
Na terça-feira, o Mistura Fina entrou em contato com o presidente do Legislativo, vereador José Harry Saraiva Dias. Ele disse, ao telefone, exaltado, que se recusava a falar sobre o assunto e questionou a persistência do jornal na pauta. “Vocês estão sem assunto?”.
Ocorrência policial
Já quanto à ocorrência policial, O Fato Novo apurou que não houve avanços na investigação.
Sem acesso
Em março deste ano, a sala de autoatendimento do Banco do Brasil foi destruída em uma explosão, por criminosos. Desde então, o único terminal de atendimento passou a funcionar dentro da agência, no horário bancário, entre 10h e 15h. Segundo uma professora aposentada, que pediu a preservação de sua identidade, o atendimento do Banco do Brasil está um caos. “Na última sexta-feira (3 de agosto), ao tentar sacar dinheiro e pegar um talão de cheque, na primeira hora da tarde, o banco estava abarrotado de pessoas, sendo difícil saber onde começava e terminava a fila. Dirigi-me ao único terminal, dentro do banco, e não estava funcionando. Toda aquela gente aguardava atendimento nos caixas do balcão. Impossibilitada de aguardar tanto tempo, saí sem dinheiro e sem cheque. Ou seja, sem o direito de usar meu próprio dinheiro, que ficou “sequestrado” no BB”, narrou a professora. Segundo ela, atualmente, a solução é ir a Paverama para fazer qualquer operação nesse banco. “Um absurdo!”, salientou.
O Mistura Fina contatou o gerente geral da agência do Banco do Brasil em Taquari, Claiton de Azeredo. Ele disse que não poderia falar sobre a questão e passou o contato da Superintendência de Varejo e Governo RS do Banco do Brasil AS. A assessora Michele Cardoso emitiu a seguinte nota:
“Verificamos que o defeito apresentado pelo terminal de autoatendimento instalado no interior da agência Taquari foi resolvido e o terminal está em pleno funcionamento, inclusive com disponibilidade de numerário para saques.
Aproveitamos a oportunidade para destacar que, além dos canais de atendimento físico, os clientes BB podem realizar transações diversas pela internet, pelo aplicativo mobile e pela central de atendimento, através do telefone 4004-0001 em capitais ou 0800 729 0001 em demais cidades do país.
Agradecemos o espaço para esclarecimento e permanecemos à disposição.”
Perigo!
Um leitor de O Fato Novo está preocupado com a segurança dos motoristas, ciclistas e pedestres, em razão de um homem que dirige, com frequência alcoolizado, pelas vias da cidade e também pela Rodovia Aleixo Rocha, em vários horários do dia. O leitor flagrou tal motorista envolvido em acidentes. É importante que a população fiscalize este tipo de atitude no trânsito e denuncie para preservar a segurança de todos.