Principal / Geral / Comdagro realiza reunião com os vereadores

Comdagro realiza reunião com os vereadores

Na manhã da última segunda-feira, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdagro) realizou reunião na Câmara Municipal de Vereadores, para cobrar do Legislativo mais engajamento nas causas dos produtores rurais. Além dos conselheiros, participaram da reunião os vereadores Marquinho (PSDB), Pastora Mara (PSDB), Ramon (PT), Tio Nei (PSDB) e Vânius Nogueira (PDT).

Os agricultores reclamaram de diversos problemas do setor. Em parte de sua reclamação, o morador da Costa do Capivara, Aluísio Diedrich, 57 anos, reivindicou melhorias na estrada da localidade. Segundo ele, as máquinas da prefeitura não passam há tempo pela sua região.
O presidente do Comdagro, Hélio Idzi, disse que os pedidos de horas-máquina feito pelos agricultores na prefeitura não são atendidos, enquanto um produtor que deve R$ 1,8 mil de serviços realizados em sua propriedade estava com uma máquina da administração municipal. “A gente aprovou aqui no Comdagro que não fosse realizado serviço para quem deve horas-máquina na prefeitura”, disse o presidente. O representante da secretaria de Obras, Laudelino Piovesan, disse que há poucos operadores de máquina na prefeitura para realizar os atendimentos e, por isso, acabam demorando. Segundo ele, no caso citado por Hélio, em que a máquina estava na casa de alguém que devia para a prefeitura,o que aconteceu foi que um produtor rural do município foi até a secretaria, pegou o maquinário e, posteriormente, emprestou ao devedor. “Nós temos dificuldade de segurar alguns. Tem um produtor que chegou lá dentro, queria o distribuidor de esterco, aí o irmão também pediu, arrumou um rolamento que estava estragado, e eu deixei que a máquina ficasse lá até entrar outro pedido na prefeitura. Acabou que ele emprestou para o outro que nós não tínhamos autorizado. Porque se a máquina fica na prefeitura, ele chega lá e vai levar, ele bota medo”, relatou o representante da secretaria da Agricultura.
O conselheiro Romeu Casanova também reclamou da falta de apoio à agricultura no município, relatando que em todas as feiras de agronegócios da região, não há um expositor taquariense. Segundo ele, as solicitações do Comdagro feitas à Prefeitura, em relação ao maquinário que está funcionando na secretaria e os serviços realizados mensalmente pela pasta nas propriedades, não são respondidas pela administração municipal. Casanova também reclamou do valor cobrado de iluminação pública para os produtores de arroz. “Tem produtor que chegou a pagar R$ 1.500 de iluminação pública. É o fim da picada. Que retorno nós temos do município para a agricultura? É quase nada”, reclamou.
Os vereadores presentes se manifestaram sobre as reivindicações dos agricultores. Marquinho (PSDB) disse que também cobra da Prefeitura que melhore o atendimento ao setor, no entanto, suas reivindicações também nãos são atendidas. “Não sou eu que tenho a caneta na mão”, falou. Tio Nei (PSDB) disse que algumas iniciativas, como a de criação de agroindústrias, depende dos próprios agricultores e também relatou que está se afastando da Câmara por 16 dias e que o Beto da Beira do Rio (PSDB) assumirá o seu lugar e poderá lutar mais pelos direitos dos moradores da sua localidade e região. Vânius (PDT) relatou que atua mais na zona urbana, mas que considera importante a presença de um secretário na Agricultura para que possa atender melhor o setor. “Sem a agricultura, não somos nada. Nem um médico consegue trabalhar se não tiver o produto do colono na mesa para se alimentar”. Mara (PSDB) colocou-se à disposição dos agricultores para representá-los na luta por avanço na agricultura de Taquari. Já Ramon (PT) relatou que atua no interior, no entanto, costuma se mobilizar nas causas em que é procurado pela população, como foi no caso em que solicitou ao prefeito Maneco a criação de um programa que reduzisse a alíquota da iluminação pública para os produtores primários, no entanto, após uma mobilização de empresas do município, o projeto que seria votado acabou sendo retirado da pauta para mais análises. “Às vezes, a gente não divulga nossas ações e o pessoal acha que a gente não vai no interior, mas eu vou”. O vereador também relatou que buscará respostas junto ao governo municipal em relação às estradas e maquinário.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ