Principal / Geral / Primeira sede da empresa Tibiquari foi em Paverama

Primeira sede da empresa Tibiquari foi em Paverama

A Auto Viação Tibiquari Ltda, que faz o transporte coletivo urbano de Taquari, foi criada em 1966, por Sadi Almeida Castro. O empresário comprou a linha do Expresso Paverama, com sede naquele, então, distrito de Taquari.

A empresa fazia a linha Paverama/Taquari por Teutônia, Bom Retiro do Sul, passando pela localidade de Beira do Rio. A Rodovia Aleixo Rocha da Silva, principal acesso a Taquari hoje, não era utilizada nem tinha asfaltamento. O primeiro modelo de ônibus era da marca Eliziário, à gasolina.
Em 1970, a linha de Paverama foi vendida e a sede da empresa passou para a avenida Lautert Filho, em Taquari (onde está a padaria Abel Silva), quando começaram a fazer o transporte urbano coletivo. “A transferência neste ano para Taquari fez parte de um projeto para incorporar o Transporte Coletivo Urbano, que se concretizou em 1974. Desde então a população taquariense se beneficiou da interligação dos bairros com o Centro”, conta Douglas Junqueira Castro, 34 anos, que atua na empresa como administrador e mecânico.
Sadi mantinha a empresa em sociedade com os filhos, Rogério e Renato Castro. Em 1983, quando faleceu, os filhos desfizeram a sociedade e seguiram com empresas de transporte distintas. Renato criou a transporte Santo Antônio, que fretava para a empresa Defensa (hoje Adama), mas encerrou as atividades em 2002. Rogério ficou com o Expresso Paverama, que fazia a linha urbana e algumas fretadas para as fábricas Satipel (hoje Duratex) e de calçados, como Lígia e Quimisinos, que não existem mais. A sede da empresa também mudou para a avenida 20 de Setembro, onde permanece até hoje.
Mesmo atuando apenas em Taquari, a empresa mantinha o nome de Expresso Paverama. No entanto, em 1989, passou para Auto Viação Tibiquari Ltda, uma referência ao antigo nome do rio que banha cidade (Tibiquary). “O prefeito de Paverama exigiu que a empresa de lá tivesse o nome Paverama. Tivemos um ano para trocar, porque os ônibus não eram adesivados, como hoje”, conta Douglas.
Com meio século de história, a empresa de transporte chega à terceira geração. Rogério, falecido em 2015, comandou os trabalhos até março de 2015 e passou para os filhos Douglas e Morgana Junqueira Castro, 43 anos, que atua na Administração. Douglas iniciou como cobrador, passou para a mecânica, foi motorista e hoje está na manutenção e na administração, junto com a irmã.
Conforme dados da empresa, que detém a concessão do transporte público em Taquari, por dia são, em média, 500 Km percorridos e 500 pagantes, nas 13 linhas disponíveis em dois itinerários. Um deles entre Rincão, Colônia 20 e Praia e o outro, Loteamento São José, Prado, Parque do Meio, Coqueiros e Passo da Aldeia.
Ele diz, ainda, que a tarifa custa R$ 2,50, sendo uma das mais baratas do Estado. “Já deveria estar em R$ 3,40, conforme a média de quilômetros rodados e pagantes”. O empresário afirma que foram testadas muitas linhas mas que não deram certo. “Pra tirar um veículo da empresa, é um custo muito alto”.
Para o futuro, Douglas salienta que pretende seguir na empresa. No entanto, destaca que o crescimento da mesma depende do crescimento do município. “Aumentando as fábricas, a gente aumenta o serviço. Na melhor parte da firma, chegamos a ter 17 ônibus trabalhando. Hoje temos seis”, destaca.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ