Numa volta por Taquari, o jornal O Fato Novo visitou diversas bairros para averiguar a situação das praças públicas do município. Em onze locais visitados pelo jornal, apenas dois tinham muitos brinquedos quebrados na área de lazer das crianças. No entanto, a manutenção do gramado e das plantas está bem feita.
Durante as visitas, o jornal encontrou mais problemas nas praças do Parque do Meio e Passo da Aldeia. No Parque do Meio, o local onde está a pracinha é úmido e havia um banhado no dia em que o jornal foi fotografar. Os brinquedos, embora exista bastante variedade, precisam de manutenção, pois boa parte está quebrada. No Passo da Aldeia, também é necessária a manutenção nos brinquedos, que, na maioria, estão quebrados. Os bancos do local também estão estragados.
Já as demais praças visitadas por O Fato Novo estavam em bom estado de conservação. Em alguns locais, há um ou outro brinquedo precisando de manutenção, mas ainda sobram muitas opções para as crianças. O gramado e plantação das praças também está bem conservado.
A prefeitura informou que a conservação destas áreas de lazer é um dos focos de trabalho da equipe de Manutenção de Espaços Públicos do departamento de Trânsito, que atuou recentemente, segundo a Administração, nos bairros Nossa Senhora das Graças, Boa Vista e Passo da Aldeia. “Apesar das dificuldades financeiras, que fazem parte da realidade de todos os municípios na atual crise, principalmente pelos atrasos nos repasses dos governos Federal e Estadual, Taquari tem conseguido manter quase todas as suas praças em condições adequadas para o lazer, e tem feito reparos nos brinquedos”, diz a Administração Municipal.
De acordo com o departamento de Trânsito, todas as praças municipais passarão por pintura antes do verão, pois os trabalhos não são realizados durante o inverno tendo em vista que pinturas externas em tempos úmidos prejudicam o resultado do serviço. “A Administração Municipal salienta a importância de que a população auxilie no cuidado com as praças, além de denunciar atos de vandalismos nos espaços públicos”, diz a prefeitura, através de sua assessoria de imprensa.