Uma turma de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Antonina, situada no Bairro Colônia Vinte, resolveu deixar sua marca no educandário. Percebendo que a fachada da escola não estava mais em boas condições, cerca de 25 estudantes se reuniram para angariar fundos na comunidade e dar uma cara nova ao ambiente escolar.
Os alunos do 2º ano do Ensino Médio visitaram o comércio, políticos e pediram ajuda aos colegas da escola para conseguir comprar o material necessário. Em torno de R$ 400 foram arrecados e utilizados para comprar tintas. Após quatro dias de trabalho, que envolveu limpeza e pintura das paredes do educandário, o resultado apareceu. “A gente viu que a fachada estava feia, então resolvemos deixar a nossa marca na escola, fazendo a revitalização”, contou a estudante Ana Carolina dos Reis, 16 anos. Ela, que pretende seguir carreira como designer, foi a responsável por fazer os desenhos que coloriram uma das paredes da insitituição. “Eu não esperava que iria conseguir e recebi muitos elogios, disseram que os desenhos ficaram bons. Para a gente, é muito gratificante”, conta. Para a arte, a aluna reuniu temas que envolvessem o ambiente escolar e a adolescência.
A diretora da escola, Karen Suzi Machado da Silva, parabeniza a iniciativa dos alunos, num momento em que o estado vive uma crise financeira, que afeta diretamente os educandários. “É muito importante eles estarem preocupados com a escola e saberem que também podem ser responsáveis por ela, não ficar dependendo só do poder público. E é um aprendizado para eles estarem envolvidos com o voluntariado e cooperação”, diz.
Os estudantes, que ainda frequentarão a escola no próximo ano, pretendem continuar o projeto, podendo trazer os desenhos para os corredores da instituição e fazer reparos na pintura.
