Principal / Variedades / Infiltrações no Museu Costa e Silva dificultam a preservação do acervo histórico

Infiltrações no Museu Costa e Silva dificultam a preservação do acervo histórico

Visitar o Núcleo de Documentos do Museu Costa e Silva é como viajar no tempo. O acervo, repleto de documentos, fotos, e reportagens sobre o período no qual o ex-presidente Artur da Costa e Silva governou, entre 1967 e 1969, é rico nos detalhes: há registros do Diário do Congresso Nacional sobre a eleição e posse da Presidência, relatórios sobre visitas aos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, entrevistas, calendário das viagens internacionais, cartas e homenagens feitas por prefeitos e governadores na época.
Porém, preservar estes documentos não está sendo uma tarefa fácil. Por se tratar de uma edificação antiga, a estrutura da casa, na qual o museu se encontra, passou a apresentar infiltrações. Assim, em períodos de chuva, a água passa pelo forro e pelas janelas e espalham pelas salas, molhando o assoalho.
“Estas infiltrações mais agravantes começaram este ano, devido aos temporais que ocorreram nos últimos meses”, relata Rosane Teresinha Santos da Rosa, funcionária da Prefeitura que integra a coordenação do museu. E, apesar dos problemas encontrados, a equipe responsável pelo funcionamento do espaço trabalha de maneira cuidadosa para evitar que o acervo não seja prejudicado.
“Sempre há um grande cuidado quando há previsão de chuva. São colocados plásticos para não pegar umidade”, explica Sabrina Pereira de Freitas, coordenadora de Cultura. Em todas as salas onde há inflitração, todo o material do acervo é protegido pela cobertura de plástico. E graças a este trabalho feito pelos funcionários, nenhum material presente no acervo foi comprometido pelas infiltrações. “Isto se deve ao esforço e à dedicação da equipe que integra o museu, para que a história do nosso município continue sendo preservada”, reforça. Além disso, quando um visitante deseja manusear os documentos, é necessário utilizar luvas para que não ocorram deteriorações.

Museu deverá passar por reformas

A preocupação com o material histórico presente no museu foi discutida durante a audiência, na semana passada, com o Ministério Público de Taquari para tratar sobre a retirada do busto do ex-presidente do largo do Parque Zeferino Brazil, há um ano. Conforme o relato do promotor, Francisco Saldanha Lauenstein, após realizar uma visita ao local, constatou que o acervo está se deteriorando. Sendo assim, além de buscar uma solução para a retirada do busto, foi proposta a realização de uma restauração completa da Casa Costa e Silva, de acordo com as normas da Unesco e das técnicas da museologia para preservação do acervo.
Para o ano que vem, a Secretaria de Cultura espera realizar uma reforma para impedir as infiltrações: “Eu acredito agora que, terminando 2015, a gente tem uma oção de que a crise está em todos os âmbitos. Mas nós temos a noção de que precisamos preservar o acervo do edifício”, afirma Sabrina. E conclui: “Com isso, o Museu Costa e Silva terá exatamente o papel que deve ter: preservar a nossa história.”

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ