O presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), João Ailton Bittencourt, protocolou uma carta na Prefeitura, na última quarta-feira, oficializando o rompimento da coligação com a Administração Municipal. O partido havia apoiado o PMDB de Vanderlei Markus no pleito de 2012, que o elegeu Prefeito.
“O rompimento é incondicional”, disse Bittencourt a O Fato Novo. Ele, que já foi secretário da Educação e Administração em mandatos de outros Prefeitos, contou que, no período eleitoral, o partido fez um acordo com o PMDB, no qual o PTB indicaria três Cargos Comissionados ao Executivo: um coordenador e dois secretários. Segundo o presidente, o partido teve apenas a oportunidade de indicar o coordenador de esportes, Kinho, porque representantes de outras duas siglas não quiseram o cargo, visto que o salário era muito baixo. Kinho exerceu a função por um ano, deixando-o em 2014. A sigla também teria outros dois filiados como CC’s de menor remuneração na Prefeitura, no entanto, em agosto deste ano, eles teriam sido forçados a pedir desfiliação do partido, para que pudessem continuar trabalhando no Executivo. “O PTB não tem ninguém hoje na Prefeitura. Nós tínhamos uns 10 nomes para indicar e ele (o Prefeito) poderia escolher quais colocaria lá. Tudo pessoas qualificadas, com nível superior e experiência, que já trabalharam na Prefeitura. Mas nunca tivemos respaldo de indicar alguém e ele colocou tudo gente nova lá dentro. Hoje, estão pagando o preço da inexperiência”, criticou Bittencourt.
Ele contou que o PTB nunca foi convidado a participar de nenhuma reunião ou decisão da Administração Municipal. Para Bittencourt, o partido foi escanteado da Administração Municipal, após uma acalorada discussão entre o Prefeito Vanderlei Markus e o deputado federal Sérgio Moraes (PTB), durante uma reunião realizada em 2013, para articular uma possível manutenção das atividades do Hospital São João. Na época, Markus teria considerado o encontro politicagem.
Para as próximas eleições, o PTB deve repensar coligações. “Não vamos engordar a vida partidária de outras siglas se não podemos valorizar o nosso partido e nossos filiados”. João Aílton Bittencourt disse que não conversou com o Prefeito depois do rompimento oficial com a Administração Municipal.
O Fato Novo ofereceu espaço para Vanderlei Markus se manifestar, mas, até o fechamento desta edição, não recebeu nenhum posicionamento do Prefeito.