Principal / Mistura Fina / MISTURA FINA: Autoridades de Taquari se posicionam contra a forma de privatização da Corsan

MISTURA FINA: Autoridades de Taquari se posicionam contra a forma de privatização da Corsan

O prefeito André Brito participou de uma reunião da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) na quarta-feira, 18 de agosto, para tratar sobre a privatização da CORSAN e o saneamento básico nos municípios. O evento contou com a presença de outros prefeitos gaúchos, do presidente da Corsan, Roberto Barbuti, e do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos.
“Defendi transparência nas ações do Estado em relação à CORSAN e garantias da manutenção de um serviço qualificado e com tarifas viáveis à população”, destacou André Brito.
O governo no Rio Grande do Sul enviou, no dia 12 de agosto, à Assembleia Legislativa do Estado o projeto de lei que autoriza a privatização da estatal. A meta de oferta primária é a injeção de cerca de R$ 1 bilhão na companhia, conforme o Estado.
Para o prefeito André, o processo de privatização da companhia de água “é uma pressão regada pela inserção de medos, aliada à venda de facilidades pelo Governo de forma genérica, sem sustentação objetiva, sem estimativas de tarifas e impacto econômico na vida dos cidadãos. Faz-se necessário a retirada do Regime de Urgência da Assembleia, pois Saneamento Público não se discute a toque de caixa.”
No encontro da FAMURS, conforme assessoria de André, os prefeitos que possuem contrato com a companhia puderam realizar questionamentos e sanar dúvidas sobre a legislação federal e impactos, caso a CORSAN seja privatizada. “Foram respondidos pontos como a preocupação de não consultar com as Câmaras de Vereadores, como ficam os contratos firmados, qual impacto da privatização na população, capital privado e veto de recursos da União, fiscalização do Ministério Público, consórcios municipais.”

Outras opiniões

O Mistura Fina conversou, através do whatsapp, com o ex-prefeito e ex-presidente da Famurs, Maneco, sobre o pedido de privatização da Corsan. Ele citou sua publicação no Twitter na segunda-feira, em que escreveu: “Ontem, completaram 150 dias do anúncio feito pelo governo Eduardo Leite para privatizar a CORSAN. Até hoje, ninguém sabe como ocorrerá, qual o valor? Quem avaliou? Quais investimentos? Qual a garantia de não subir a tarifa? Qual a garantia para os pequenos municípios? É segredo?”
Para o presidente do Legislativo de Taquari, Luís Porto, a discussão é tirar da pauta da Assembleia o regime de urgência para a votação. “Estive na assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari na sexta-feira, em Santa Clara. Todos os prefeitos dos 38 municípios representados estavam em dúvida, falaram em privatização regionalizada. Está todo mundo muito preocupado. A ideia é tirar a urgência para discutir melhor, ver os prós e contras para os municípios e para os cidadãos. Eles estão acenando com uma tarifa bem mais barata do que tem, mas vai saber. Estamos muito preocupados com a questão da RGE, qualquer coisa é bandeira vermelha e repassa tudo para o consumidor.”
O Mistura Fina estrou em contato ontem, pelo whatsapp, com a assessoria do governo estadual, buscando informações sobre o projeto de privatização da companhia. Até o fechamento desta edição, não teve retorno.

 

Sem oposição?

Quem acompanha as sessões do Legislativo tem reclamando que elas estão “mornas”. Em tese, com oito vereadores de situação e um de oposição, as discussões estariam vazias e sem o elemento do contraditório.
O Mistura Fina buscou a opinião do ex-vereador João Batista, do PSDB, para comentar essa questão. “Tenho acompanhado de longe o trabalho do Legislativo, mas a composição atual, na qual 8 dos 9 vereadores que foram eleitos são da base do governo, nos remete a uma resposta tranquila: não há oposição ao Executivo. Para o Executivo, é bom. Para a cidade, para o debate e a transparência, não é tão bom! Sempre é importante termos ideias diferentes. O contraditório é salutar. Mas vejo nosso Legislativo bastante comprometido com a ética e o trabalho comunitário.”
Para o presidente do Legislativo, Luís Porto, está conseguindo se fazer debate e discussão na Câmara. “As sessões ordinárias duram cerca de duas horas, tem debate. Está evoluindo a coisa por aqui, há projetos de boa atitude, mas estamos aprimorando, colocando emendas. Eu, Luís, olhando a grosso modo, estou achando boa a legislatura em relação às discussões. Se não tivesse discussão, seria só amém para qualquer projeto. As comissões são boas e o jurídico também.”
Aldo Gregory, do PP, que seria o único vereador de oposição, também foi questionado sobre o assunto e respondeu. “Estou e estarei sempre trabalhando para buscar a melhoria na qualidade de vida para os cidadãos de Taquari. Buscamos incessantemente recursos para serem investidos na nossa cidade. O cidadão de Taquari me conhece de muitos anos (no banco do Brasil, 32 anos) e sabe do trabalho que faço”, enfatizou.

 

Polícia ouve funcionário do Legislativo

A Polícia Civil de Taquari e o Ministério Público estão investigando uma viagem realizada por um servidor da Câmara de Vereadores durante o período de 28 e 29 de março de 2019. Na época, o presidente do Legislativo era Vânius Nogueira. O funcionário da Câmara teria viajado e também “batido ponto” presencial na Câmara de Vereadores.
Na semana passada, a delegada Betina Martins Caumo respondeu ao jornal O Fato que a Câmara de Vereadores enviou solicitações realizadas pela polícia, como dados acerca da folha ponto e afastamentos regulamentares. O atual presidente da Câmara, vereador Luís Porto, disse que continua contribuindo com a polícia, enviando documentos necessários.
Conforme a delegada de Taquari, o servidor investigado foi ouvido na sexta-feira, com intimação por telefone. Na semana passada, Betina havia informado que ele já havia sido chamado, mas não havia comparecido nas datas combinadas. Sobre a oitiva, disse Betina: ”Alegou, em síntese, equívoco no preenchimento, horas extras trabalhadas compensadas em folga e ausência de vantagem indevida.”

 

Deputado visita Taquari

Na sexta-feira, 13 de agosto, o deputado estadual Issur Koch, do Partido Progressista, esteve em Taquari. Ele conheceu a cidade e conversou com vereadores e integrantes do PP para ouvir as demandas da comunidade.

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ