Principal / Mistura Fina / MISTURA FINA: Em defesa de pautas estaduais, Maneco ganha visibilidade

MISTURA FINA: Em defesa de pautas estaduais, Maneco ganha visibilidade

O prefeito Maneco está à frente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) desde o início de julho. Há menos de um mês no cargo que representa os 497 municípios do estado, os posicionamentos de Maneco têm virado notícia diariamente.
Nos últimos dias, duas pautas defendidas pela Famurs  geraram bastante repercussão. A primeira é relacionada à proposta do governo estadual de que os municípios tomassem a responsabilidade sobre as bandeiras a serem adotadas em  cada cidade, visando à contenção da propagação do novo coronavírus. Em entrevista à imprensa, Maneco disse que a Famurs era contrária à iniciativa. O posicionamento  proporcionou  bastantes manifestações , algumas delas negativas sob justificativa de que os municípios sempre questionam as determinações do estado e agora não queriam assumir a responsabilidade. Ao  Mistura Fina, Maneco relatou que a entidade representa os interesses da maioria dos 497 municípios do estado, que não concorda com a proposta. Nesta semana, o governo estadual assinalou a possibilidade de  esta  decisão partir das associações regionais de municípios, o que  é analisado pela Famurs junto às entidades. A federação ainda não tomou posicionamento sobre o assunto.
Outra polêmica está relacionada à venda de produtos essenciais nos supermercados. Em entrevistas, Maneco falou sobre delimitações do que é essencial para venda nos supermercados em situações de bandeira vermelha ou preta. “Esta foi uma reclamação do comércio varejista estadual, de que é injusto os supermercados estarem vendendo produtos que não são essenciais, como eletrodomésticos, cadeira de praia, piscina, bola de futebol, num momento em que o resto do comércio está fechado por bandeira vermelha. É injusto”, explicou. A situação reflete principalmente casos de grandes redes de hipermercados, que têm diversos setores além dos alimentícios. Segundo Maneco, o que pretende a Famurs é chamar  a atenção do governo do estado para a pauta e colocar o tema em debate.
Sobre as críticas que tem recebido em relação a determinadas pautas, algumas delas com comentários pejorativos, Maneco disse que não se incomoda. “Eu estou fazendo um debate hoje,  que é do estado, então eu estou apanhando pouco até na verdade, podia ser mais. Eu represento uma associação de 497 municípios num debate que influencia todo o estado, então é óbvio que isso dá polêmica, dá posições divergentes, faz parte”, considerou. Maneco também salientou que, estando à frente da entidade, precisa se posicionar de acordo com as decisões da maioria dos municípios do estado, o que pode não refletir sua posição pessoal.

 

Vilso Véio, o humorista das redes sociais

MISTURA - Vilso VéioO taquariense Vilson Castro da Silva, 61 anos, conhecido pelo apelido de Vilso Véio, está ganhando fama nas redes sociais. Há cerca de três meses, decidiu gravar um vídeo contando histórias que aconteceram com ele, familiares e amigos. O sucesso da publicação levou o morador da Aleixo Rocha a gravar mais de 30 vídeos até o momento.
Segundo Vilson, essa era uma ideia antiga,  na intenção de preservar as histórias da família para as  futuras gerações. “Me criei ouvindo meu avô Orcino Pinto e meu tio Nenê Pinto contando histórias e eu  os acompanhando nas  artes, eles eram muito arteiros. Eu sempre tive o sonho de relembrar essas histórias deles”, relatou.
Durante a pandemia do novo coronavírus, com mais tempo em casa, surgiu a possibilidade de gravar o primeiro vídeo, que conta a história do nascimento de um dos irmãos de Vilson. “Teve mais de 40 compartilhamentos no Facebook. A gente não esperava”, contou a esposa, Fátima Maria Neves da Silva, 59 anos, responsável pela filmagem e postagem nas redes sociais.
A repercussão das histórias foi tão grande, que até brasileiros que residem no exterior chegaram a comentar as publicações do taquariense. Vilson também encontrou pessoas envolvidas nas histórias, como uma colega do tempo da escola. “Eu contei um causo que aconteceu, que eu toquei um caqui e pegou na cabeça de uma menina. A menina apareceu, comentou o vídeo: ‘fui eu que levei o caqui na cabeça’, mas eu nem lembrava mais quem era”, riu.
A partir das publicações, a vida do casal mudou drasticamente. A esposa acabou criando perfis no Facebook e Instagram para Vilson, e as ligações e mensagens pedindo histórias não param de chegar. Quando saem na rua, sempre encontram pessoas que acompanham as publicações. Outra oportunidade que apareceu para o taquariense, através da intermediação do amigo Elisandro Santos, foi de um programa na rádio Paverama, onde Vilson tem uma hora todo domingo para a contação de histórias.
Os vídeos do taquariense podem ser acompanhados pelo Facebook no perfil de Vilso Véio e no Instagram @causosdoveio.

 

Piada de mau gosto no grupo da Câmara

Nesta semana, o grupo do WhatsApp destinado às votações e avisos da Câmara aos vereadores voltou a ter polêmica. Depois de José Harry (PDT) ter enviado uma mensagem de articulação política por engano no grupo da Casa, onde apresentava possíveis nomes do PP para vice de André Brito (PDT), foi a vez de Tio Nei (PP) protagonizar uma situação embaraçosa. O vereador enviou um vídeo de cerca de 30 segundos, onde uma mulher, aparentemente profissional da saúde, fazia piada de mau gosto com o governador Eduardo Leite (PSDB).
O presidente da Casa, Leandro Mariante (PT), se manifestou no grupo sobre a publicação de Tio Nei. “Nada condizente com a postura de um parlamentar. Não é momento para fazermos brincadeiras de mau gosto ou compartilharmos. Solicito a exclusão do mesmo”, disse no grupo do WhatsApp. Tio Nei não excluiu o vídeo.

Visita à Zanc

MISTURA - Visita na Zanc 02Na tarde de ontem, após convite do diretor da Zanc Alexandre Marchini, o vice-prefeito André Brito e os vereadores visitaram a empresa, instalada em prédio municipal no bairro Caieira, e puderam se inteirar do funcionamento do call center. Segundo a direção, são 602 pessoas trabalhando na unidade e há perspectivas de contratação de novos funcionários e 20 estagiários.
Os vereadores que estiveram na visita foram Ademir Fagundes (PDT), Leandro Mariante (PT), Pastora Mara (PSDB) e Ramon (PT).

Bairro Litoral

Os elogios para as obras projetadas pela Prefeitura no bairro Praia são muitos. O vereador Vânius Nogueira (PDT), morador do local, já destacou em diversos pronunciamento na tribuna a alegria pelas melhorias na região, que também compreende o bairro Olaria e Caieira. Além dos calçamentos em execução, a construção do posto de saúde, instalação de creche e reforma do antigo Seminário Seráfico/Idesc são investimentos comemorados. Durante sessão da Câmara, o vereador José Harry (PDT) relatou que os moradores da região estão muito felizes com as melhorias e que chegam a dizer que o bairro não deve mais ser chamado de Praia, e sim de Litoral.

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ