Principal / Geral / Escolas deverão retomar aulas presenciais apenas em julho

Escolas deverão retomar aulas presenciais apenas em julho

O Governador Eduardo Leite anunciou, na tarde da quarta-feira, 27, o calendário de retomada das atividades escolares, que estão suspensas desde 19 de março.
Como ocorre nos setores da indústria, comércio e prestação de serviços, os educandários seguirão os protocolos a serem criados pelo governo para cada bandeira que estiver em vigência na região. A previsão é que as atividades ocorram nas bandeiras amarela e laranja. Nas de cores preta e vermelha, que representam risco alto de contaminação do Covid-19, haverá suspensão das aulas.
O retorno será gradual, com previsão da totalidade dos alunos em sala de aula para setembro.  As aulas presenciais no ensino básico (educação infantil, ensino fundamental e médio) deverão iniciar em julho, mas serão confirmadas em 15 de junho. Tudo dependerá da situação da pandemia no estado até a data prevista. “Há que se observar o momento da curva, quando as condições de saúde efetivamente forem favoráveis ao retorno e, por isso, a gente planeja algo gradual para o retorno das atividades em educação, porque a prioridade é sempre a proteção à vida e à saúde das pessoas. (…) Por ora, a prioridade é o fortalecimento das aulas remotas e o fortalecimento do aprendizado em casa”, disse o governador durante live nesta quarta-feira.
Na próxima semana, os estudantes da rede estadual começam a receber atividade remota, através da plataforma Classroom, oferecida pela Google for Education. Os alunos que não tiverem acesso à internet, as atividades pedagógicas serão disponibilizadas por meio digital (PDF em computadores) ou impressas, sendo entregues pelas equipes nas escolas, como já estavam fazendo desde o início das aulas programadas em março, de acordo com a realidade apresentada pela comunidade escolar.. A Assembleia Legislativa disponibilizará R$ 5,4 milhões, ao longo de 12 meses, para que a secretaria estadual da Educação (Seduc) garanta a oferta de capacidade extra para smartphones cadastrados de até 900 mil alunos e professores. Serão R$ 450 mil mensais para custear a parceria com operadoras de telefonia.
A partir de 15 de junho, está prevista a segunda etapa de retorno, com a volta de aulas presenciais do Ensino Superior, de pós-graduações e do Ensino Técnico Subsequente. Porém, a retomada será restrita ao estágio curricular obrigatório e às atividades práticas de ensino essenciais à conclusão de cursos, de pesquisa e em laboratórios. Cursos livres – profissionalizantes, de idiomas, de artes, pré-vestibulares e similares  –  também poderão retomar as aulas, mas deverão estar adaptados às regras estabelecidas nos protocolos do Estado. A justificativa é que a maioria dessas atividades não envolve aulas diárias, e que esse retorno acabará sendo distribuído ao longo dos dias da semana.
Na educação básica, embora ainda não esteja definido, num primeiro momento, a retomada inicial será de alunos da Educação Infantil e do Ensino Médio.

Medidas a serem adotadas

As escolas deverão observar uma série de critérios para a reabertura, como o da criação um Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E) e um plano de contingenciamento. Além disso, será necessário cumprir o protocolo de prevenção obrigatório da secretaria estadual da Saúde, que determina, entre outros, o uso de máscara por alunos, professores e demais trabalhadores, o distanciamento entre pessoas, teto de ocupação de salas e higienização. O percentual máximo de alunos presentes, simultaneamente, no ambiente varia conforme a bandeira da região, observando, sempre, o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre pessoas com máscara, como nas salas de aula, e de dois metros entre pessoas sem máscara, como nos refeitórios.

Ano letivo deverá entrar em 2021

O secretário estadual da Educaçao, Faisal Karam, destacou, também durante a live, que a partir das aulas remotas, que iniciam na segunda-feira, os alunos começam a receber novos conteúdos. “Mas isto tudo baseado na nova formatação do currículo, para que a gente consiga terminar o ano letivo de 2020, que, provavelmente, entrará em 2021. Não podemos correr o risco, e este é o esforço do governo como um todo, é que venhamos a misturar o ano de 2021 com 2022, acumulando os dias letivos a toque de caixa. Não vai ser a mesma coisa dos anos anteriores. As aulas não serão como eram no ano passado, parte do currículo ficará para trás em termos de conteúdo. Vamos ter que priorizar, na nova formatação, o que é possível dar ao aluno, uma base. (…) Não podemos nos enganar que será um ano normal em nenhuma das redes”, afirmou o secretário.

Secretaria municipal começará a enviar atividades para estudantes

Após o período de recesso, a secretaria de Educação de Taquari iniciará, na primeira semana de junho, o envio das atividades escolares para todos os alunos da rede municipal, conforme anúncio feito nesta semana. Segundo a assessoria de imprensa, o conteúdo e a metodologia foram montados com as equipes diretivas e obedecendo às normas dos órgãos de saúde e educação. Durante o período de elaboração do plano, foi feito o mapeamento dos estudantes que têm acesso à internet, bem como dos que moram próximo às escolas. As atividades serão encaminhadas de forma a pensar a realidade do aluno e sua faixa etária, com atividades de leituras, reforços de conteúdos e tarefas lúdicas.
Conforme a secretaria, em todas as quartas-feiras serão enviados os trabalhos por meio eletrônico. Haverá plantões nas escolas para a entrega das atividades impressas. Após esse primeiro momento, será feito o levantamento dos alunos que não têm condições, em especial pela distância, de irem até as escolas para buscar os materiais. Nesses casos, serão enviados pela equipe da Educação.
De acordo com a supervisora responsável pela secretaria de Educação, Janifer Lang, as direções e professores farão o diagnóstico de controle das entregas, e assim monitorar a evolução e interação na efetividade escolar. “Os alunos e pais serão orientados para guardar as atividades, que não serão retornadas aos colégios durante o período de recesso. A secretaria de Educação com as equipes diretivas seguem à disposição para maiores esclarecimentos sobre o envio de atividades e metodologias”, afirma.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ