Principal / Geral / Ex-funcionários do Isev ainda não receberam totalidade das verbas rescisórias

Ex-funcionários do Isev ainda não receberam totalidade das verbas rescisórias

Passados dois anos do encerramento das atividades do Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) na administração do Hospital de Taquari, os 85 ex-funcionários ainda não receberam a totalidades das verbas rescisórias.

O instituto deixou Taquari em 11 de maio de 2018, após administrar o hospital de Taquari por nove anos. A troca ocorreu porque a administração municipal, dona do prédio onde está o hospital, estava insatisfeita com o serviço realizado pela empresa, justificando o descumprimento do convênio e a falta de prestação de contas dos serviços. O Instituto Núcleo de Apoio às Políticas Públicas (Inapp) assumiu o trabalho junto ao hospital.
O Isev saiu da administração deixando pra trás a despesa com seus funcionários que reivindicam saldo de salário maio/2018 (11 dias), aviso prévio proporcional e indenizado, férias vencidas (para quem tinha direito) e férias proporcionais com um terço e 13º salário proporcional.
São, aproximadamente, R$ 670 mil em rescisão, conforme cálculo provisório da contadora designada pela Justiça do Trabalho, sem considerar a multa de 40% do FGTS, multa por atraso no pagamento das verbas rescisórias, juros e correção monetária. Até o momento foram pagos R$ 175 mil, o mesmo valor de maio do ano passado, ou seja, no último ano não ocorreu o depósito aos empregados.
O juiz do trabalho do posto de Taquari, Gilberto Destro, explica que o valor que se conseguiu cobrar do ISEV até o momento já foi liberado aos trabalhadores, mas ainda há dívida. “Normalmente, a execução da sentença ocorre após o trânsito em julgado da decisão judicial, ou seja, quando não houver recursos a serem julgados. Nos processos envolvendo o ISEV ainda pendem recursos a serem julgados. Mas pela antecipação de tutela deferida pelo juízo, já estão sendo praticados atos de execução, como a busca de valores e bens de propriedade do ISEV” diz. No entanto, conforme o juiz,há dificuldade de encontrar valores e bens livres. “Alguns foram encontrados e penhorados, tendo também havido oposição de embargos, opostos tanto pelo ISEV quanto por outras pessoas atingidas, fazendo com que seja necessário julgar isso também”, afirma.
A demora no pagamento da dívida decorre da oposição do ISEV em pagar espontaneamente e da dificuldade de se encontrarem  valores e bens livres. “Os processos continuam em tramitação enquanto não satisfeitos os valores devidos”. O juízo acrescenta ainda que o Município de Taquari foi responsabilizado a pagar a dívida, caso o ISEV não o faça. Essa parte da decisão também está pendente de julgamento nos recursos que foram remetidos ao TRT.
Destro acrescenta que os processos dos trabalhadores contra o ISEV estão sendo julgados e grande parte foi remetida ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para julgar os recursos que as partes interpuseram contra a sentença de primeiro grau. “De forma cautelar e em antecipação da tutela, o juízo de primeiro grau dirimiu algumas controvérsias, como a responsabilidade pelo pagamento das verbas trabalhistas e quem deveria anotar a baixa na CTPS (Carteira de Trabalho). O ISEV sustenta que o INAPP é o responsável pelo pagamento. Nesse tópico, a decisão deixou de reconhecer a sucessão de empregadores, que ocorre quando há modificação no contrato social ou na propriedade do empreendimento econômico. No caso do ISEV, o juízo entendeu não ter havido transferência do empreendimento, mas apenas o encerramento de contrato existente entre o município de Taquari com o ISEV para administrar o Hospital São José, com a contratação de um novo administrador, o INAPP. Assim, o juízo de primeiro grau definiu que a dívida deve ser paga pelo ISEV”, diz o juiz.
A assessora jurídica do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (SindSaúde-Vale do Taquari), Gabriela Goergen, diz que foi possível bloquear os créditos que o ISEV tinha perante o município de Taquari e em Dois Irmãos. “Infelizmente, não conseguimos bloquear novos valores provenientes do ISEV para fins de pagamento, pois não encontramos”, conta. Nesses dois municípios, o instituto não está mais operando.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ