Principal / Geral / Consumidores relatam gosto e cheiro de barro da água da Corsan

Consumidores relatam gosto e cheiro de barro da água da Corsan

Um fato atípico chamou a atenção dos usuários da água da Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan) no início dessa semana.

A moradora da localidade de Boa Vista, Ana Leonilda da Silva, deixou de utilizar a água da torneira depois que notou cheiro e gosto de barro na água. Por isso, passou a comprar água no mercado para tomar a medicação e, nos últimos dias, pegou alguns litros no poço artesiano na propriedade da filha, que mora no interior. “Não tinha como tomar”, diz.
A Corsan disse a O Fato que a alteração ocorreu devido à floração de algas. “Nesta época do ano, como é comum em muitos mananciais de água superficial, observa-se um aumento de florações de algas. Algumas algas causam odor e gosto que podem lembrar mofo, terra, grama, entre outros. O odor é intensificado quando realizamos o aquecimento da água, por exemplo, no preparo do chimarrão, do café e ao tomar banho”, disse a Corsan por e-mail.
Para resolver o problema, a Corsan ajustou o sistema de tratamento para minimizar a concentração das substâncias que causam odor e gosto, e iniciou, no domingo, 29 de dezembro, a dosagem de carvão ativado. “O paladar e o olfato humanos têm uma capacidade muito grande em detectar essas substâncias, mesmo em concentrações baixíssimas, da ordem de bilionésimos de grama por litro de água. Por essa razão, mesmo com o tratamento de água, é possível a percepção de odor e gosto pelos usuários, no entanto, ressaltamos que, com o tratamento de água, apesar da presença de odor e gosto, essas substâncias reduzidas a baixas concentrações não fazem mal à saúde”.
A alteração pode ter sido percebida em toda a cidade porque ocorreu na água captada do manancial. A Corsan destacou que a água é tratada e monitorada conforme padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde.
A estiagem pode ser um dos motivos para a maior concentração das algas. Segundo a Corsan, o nível do rio normal é em torno de 2,5m a 3 m na captação e estava nesta semana a 1,80 m. O consumo normal de água em Taquari é de 5500 m³/dia e, nos dias de calor extremo, como os registrados no início da semana, chega a 6500 m³/dia.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ