Principal / Geral / “Foi o melhor ano das últimas décadas para nossa cidade”

“Foi o melhor ano das últimas décadas para nossa cidade”

O prefeito Maneco foi categórico em afirmar que 2019 foi o melhor ano para Taquari nas últimas décadas. Contas em dia, altos valores em investimentos, geração positiva de emprego e empreendimentos anunciando a instalação no município são os motivos que levam o prefeito a comemorar o ano que encerrou. “Ao contrário do Brasil e do Rio Grande do Sul, onde a crise é enorme, Taquari avançou muito”, afirma.
Para 2020, as expectativas do prefeito também são boas. Além de geração de emprego, virão mais obras, entre elas, o calçamento de ruas.

O Fato – Como avalia o ano de 2019 para o município?
Prefeito Maneco – Para Taquari, foi excelente. Sem dúvida, o melhor ano das últimas décadas. Ao contrário do Brasil e do Rio Grande do Sul, onde a crise é enorme, Taquari avançou muito. Basta comparar com outras cidades do porte da nossa ou até maiores. Nenhuma delas teve tantas obras e tantos investimentos. Foram milhões em obras, em todas as áreas. Finalizamos com índice positivo na geração de empregos, novamente. Anunciamos quatro novos empreendimentos na cidade para criação de mais postos de trabalho, fora a ZANC, que já é uma realidade em nosso município. As contas do município estão rigorosamente em dia, inclusive com o pagamento de precatórios antigos. Por tudo isso, reafirmo: foi o melhor ano das últimas décadas para nossa cidade.

O Fato – Quais as projeções para o próximo ano?
Prefeito Maneco – São as melhores possíveis. Vamos inaugurar a ZANC e gerar, pelo menos, 600 novos empregos na cidade. Onde ocorreu isso em nosso Estado nos últimos anos? Sem falar nos quatro novos empreendimentos que estarão em execução para gerar mais empregos. No hospital, estamos fazendo a obra do centro cirúrgico (500 mil reais), comprando um aparelho de tomografia (1,3 milhão de reais), e ainda vamos fazer a obra do centro de parto e da nova subestação de energia, mesmo com o Governo do Estado nos devendo mais de 1 milhão de reais. Qual outro município do nosso porte investirá isso no seu hospital em 2020? E junto com isso, serão pelo menos mais 20 milhões de reais em investimentos nas mais diversas áreas, incluindo a pavimentação de mais de 30 novas ruas, o posto de saúde da Leo Alvim Faller e uma escola para 600 alunos.

O Fato – Que obras devem ser concluídas em 2020?
Prefeito Maneco – Prédio da Prefeitura, pavimentação de cerca de 50 ruas, recapeamento de 15 ruas, centro cirúrgico do hospital, creche da Leo Alvim Faller, creche da Colônia 20, prédio da ZANC, calçadas da Lagoa Armênia, reforma parcial do Ginásio de Esportes, duas academias de saúde, reforma da capela mortuária, cinco novas pracinhas, ampliação da Escola Emílio Schenk, reforma do telhado do Museu Costa e Silva, novo pavilhão para a Renovest, entre outras. E a inauguração das câmeras de vigilância, uma conquista fundamental em parceria nossa com a CDL e entidades em geral. Um exemplo de união e perseverança.

O Fato – Em relação ao hospital, qual a previsão de reabertura do bloco cirúrgico? Serão feitas melhorias na instituição?
Prefeito Maneco – A previsão é abril. Serão feitas todas as que forem necessárias, tanto no que se refere à infraestrutura, como à administração da instituição. O absurdo é o Governo do Estado estar devendo cerca de 1,5 milhão de reais na área da saúde para um município como o nosso. Se não estivéssemos com as contas em dia, em condições de pagar as despesas do hospital à vista, certamente hoje ele estaria fechado. E esse mesmo Governo do Estado que nos deve é o que vem aqui e fecha o nosso bloco cirúrgico, pedindo para a gente fazer investimentos que deveriam ser feitos com o dinheiro que ele próprio não nos paga. Mas 2020 será o ano do nosso hospital. Novo centro cirúrgico, um aparelho de tomografia para o centro de imagem, melhorias na infraestrutura, no plantão e na administração. Vamos avançar muito.

O Fato – Há previsão de abertura de vagas em creches? As escolas do Colônia Vinte e Leo Alvim Faller entrarão em funcionamento no início do ano letivo?
Prefeito Maneco – Em 2019, foram cerca de 400 vagas abertas na nossa rede. Com a inauguração das duas novas creches, na Colônia 20 e na Leo Alvim Faller, serão pelo menos mais 240 vagas. Queremos inaugurá-las em março, se o Governo Federal não trancar os recursos.

O Fato – Com o início da operação da Zanc em Taquari, quantos empregos devem ser gerados em 2020? Além desses, há perspectivas de instalação de novas empresas e geração de empregos no município?
Prefeito Maneco – A ZANC transformará a realidade da nossa cidade. Já está transformando. Serão, pelo menos, 600 novos empregos. Serão 600 famílias com uma nova fonte de renda. Mais de 1 milhão de reais circulando em nosso comércio todos os meses. Junto com isso, a ampliação das vagas indiretas nos prestadores de serviço. E também os novos empregos gerados no comércio. Fora isso, a Renovest e a Rodoquimíca, com uma pequena parceria do município, ampliarão sua produção. O Estaleiro Colorado aguarda a licença ambiental para começar a funcionar com força total. E dois aviários estarão se instalando em nossa cidade, somando mais de 60 galpões e mais de 100 milhões de reais em investimentos. Isso será fundamental para o futuro da nossa cidade. O ano de 2020 será do Hospital São José e da geração de emprego e renda em nossa cidade.

O Fato – No verão, uma reclamação recorrente dos moradores de Taquari é quanto à infraestrutura da área municipal de camping. Haverá mudanças no local nesta temporada de 2020?
Prefeito Maneco – Não haverá. O município não tem condições de bancar água e luz durante o verão na área de camping. E também não temos como fiscalizar. Estamos com o quadro muito enxuto, com apenas dois secretários nomeados e pouquíssimos CCs. O custo da luz e da água é muito elevado, porque infelizmente alguns abusam.

O Fato – Neste ano, mais uma vez não haverá desfiles no Carnaval de Rua de Taquari. Como você vê a situação? O que a prefeitura tem feito para tentar manter a tradição do Carnaval do município, um dos únicos da região?
Prefeito Maneco – Com muita tristeza. Infelizmente, as escolas de samba estão encontrando muitas dificuldades, assim como os times de futebol, CTGs e outras entidades. Não temos como ajudar com mais do que já oferecemos, porque hoje o município tem outras prioridades. Vamos torcer para que a economia do país melhore e, no futuro, possamos ajudar mais. E que as escolas também possam arrecadar mais. Sempre fomos parceiros do Carnaval, ajudando em tudo que podíamos. Então, o que seria gasto na infraestrutura da avenida, será destinado à compra de equipamentos para o nosso hospital.

O Fato – Você assumirá como presidente da Famurs durante este ano, em que também ocorrem as eleições municipais. Como será conciliar o trabalho da entidade e da prefeitura de Taquari em meio à agitação das eleições?
Prefeito Maneco – A presidência da FAMURS é um dos cargos de representação mais importantes do Estado. Para mim, é uma honra assumir este desafio. E também é muito bom para Taquari, porque certamente vou levar o nome da nossa cidade por onde estiver. Não tenho preocupação, porque nossa equipe, mesmo reduzida, é absolutamente capacitada e competente. O André é tão prefeito quanto eu, trabalhando de igual para igual comigo. E o fato de ser ano eleitoral não muda em nada nossa disposição e nosso trabalho. Taquari está conseguindo ser reconhecida por suas notícias boas em todo o Estado, como há décadas não acontecia. Vamos seguir nesse caminho.

O Fato – Depois de 7 anos como prefeito, entrando no último ano do seu mandato, como se sente?
Prefeito Maneco – Fizemos algo que Taquari precisava há tempos: devolvemos a autoestima da cidade. Hoje, Taquari é reconhecida por suas notícias boas. É destaque em todo o Estado. Isso tem que continuar cada vez mais. Tudo que está sendo feito, construído, é para que Taquari possa ter um futuro melhor. E olha que, mesmo fazendo muito, muito mesmo, fizemos apenas o básico. Há muito ainda por fazer. Recuperamos a infraestrutura da cidade, algo que, na verdade, já deveria estar pronto. Tudo que estamos fazendo é preparar a cidade para o futuro.
Taquari deve qualificar ainda mais a educação, investindo diretamente nos alunos e nos professores. A partir das melhorias no hospital, que ele se torne um centro de excelência em atendimento. Atrair cada vez mais investimentos e mais empregos. Gerar renda, aumentando o orçamento e, consequentemente, os investimentos. Mesmo com as dificuldades, estamos mostrando que é possível, sim, governar diferente. E minha maior felicidade neste último ano de mandato é saber que, mesmo não sendo possível agradar a todos, me sinto com o dever cumprido de estar construindo uma cidade melhor para o futuro de nossos filhos.
Taquari precisa se unir cada vez mais, todos e todas, para que possamos aproveitar ao máximo este excelente momento que nossa cidade está vivendo. Tanto na execução das obras e serviços imediatos, quanto naquelas que estamos plantando para o futuro. Nossa situação é única. É excepcional frente ao quadro do país e do Estado. Por isso, é fundamental o empenho de todos, como já vem acontecendo. Prefeitura, entidades, comércio, empresários, empreendedores, comunidade em geral. Pensarmos e fazermos o que é positivo para o futuro da nossa cidade, para o bem de todos. Taquari não tem mais tempo a perder com picuinhas, vaidades pessoais ou desânimo. Já perdemos tempo demais com isso. É hora de continuar trabalhando, avançando e crescendo.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ