Principal / Geral / Chuvas deixaram perdas na agricultura

Chuvas deixaram perdas na agricultura

As constantes chuvas do mês de outubro e início de novembro deixaram perdas nas lavouras em Taquari. A cultura mais prejudicada foi a do milho, que está sendo replantado nas localidades ribeirinhas. Segundo a secretaria da Agricultura, houve perda de 50% do que havia sido plantado no município.

A pasta também informou que houve prejuízo em outras culturas. “Na próxima semana, a secretaria se reunirá na Prefeitura com representantes da Emater e do IBGE para obter um levantamento completo da situação”, informou a administração municipal.
O jornal também solicitou informações à Emater/Ascar, instituição que acompanha o desenvolvimento agropecuário no Rio Grande do Sul. A unidade de Taquari relatou que também manteve contato com produtores rurais do município que relataram perdas, principalmente, no milho. No entanto, os dados não são contabilizados pela Emater, pois a instituição faz o registro da colheita, o que não tem estimativa de queda tendo em vista que as áreas afetadas pelas cheias serão replantadas, não prejudicando a safra.
Na Beira do Rio, dos 80 hectares plantados de milho pelo produtor rural Paulo Sebastião Lopes das Neves, 52 anos, metade foi perdida. O prejuízo foi de quase R$ 70 mil, levando em consideração sementes, adubos e gastos para o replantio. Segundo ele, a situação não é atípica na agricultura. “A gente já está acostumado. Eu já começo plantando, em agosto, das áreas mais altas para as mais baixas, por causa desse risco”, conta. Mesmo com a perda, o agricultor relata que a água não é inimiga do setor, pelo contrário. “Eu prefiro enchente do que seca. A seca vai mantando a planta, a cada dia ela vai definhando, te pedindo uma coisa que tu não tem para dar. A enchente não. Enchente é água e água é vida. A terra fica até mais produtiva depois da enchente, traz nutrientes para o solo. E esta foi uma enchente aliada, porque não fez buraco, não fez estrago na lavoura”, considera. O agricultor está replantando os 40 hectares afetados pela cheia e pretende concluir o serviço ainda neste mês.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ