Principal / Variedades / Livro “Maria e os Coiós” conta parte da história do Rincão

Livro “Maria e os Coiós” conta parte da história do Rincão

Familiares e amigos do advogado Itomar Espíndola Dória (in memoriam) prestigiaram o lançamento do livro “Maria e os Coiós”, realizado na tarde do sábado, 8 de junho, no Salão Paroquial.
A obra conta a história do Rincão São José, local onde o advogado nasceu e viveu sua infância, destacando as mudanças a partir de março de 1988, quando teriam ocorrido as aparições de Nossa Senhora da Assunção, na área campal próxima à igrejinha da localidade, no ponto hoje há o Santuário. Itomar concluiu a obra e encaminhou para a gráfica em dezembro de 2018, poucos dias antes de morrer.
O pároco de Taquari, frei Gastão Zart, abriu a cerimônia destacando o envolvimento de Itomar com a igreja católica. A esposa Maria Cristina, emocionada, lembrou que o livro é o resultado de um sonho. “Uma pessoa que não está mais aqui fisicamente entre nós mas que continuará sempre em nossos corações, em nossas lembranças e em nossos pensamentos. Sua passagem por aqui foi breve, para nós, particularmente, muito breve, mas ao mesmo tempo muito intensa”.
O filho mais novo, Gabriel Correa Dória, falou sobre a finalidade da obra a de registrar os acontecimentos. “Para que jamais sejam esquecidos e vem para selar com chave de ouro e coroar o grande legado do nosso pai e ídolo de terno e gravata. Ele nunca negou as suas origens, sempre teve muito orgulho de dizer de onde veio”, afirmou.
O livro e o autor foram registrados na Biblioteca Pública do RS e na Biblioteca Nacional. “Quem fez por merecer deve ter o seu lugar de destaque. A parte mais difícil nosso pai conseguiu concluir, pois ninguém conseguiria terminar de escrever por ele. De resto, demos o devido encaminhamento procurando sempre manter ao máximo a sua vontade e o seu desejo inicial. Este livro é concretização de um sonho, que apesar da trágica morte do autor, seu espírito continuará sempre conosco e seu legado não morre junto com ele”, relatou.
A participação religiosa e a devoção a Maria também foram destacados na fala do amigo Gilberto Peres, integrante do Movimento de Cursilho da Cristandade (MCC), da Igreja Católica. Ele contou sobre uma experiência que teve com a família, durante um final de semana. “Momento que ficou marcado como ensinamento, como mostra daquilo que Deus pode fazer diferença na nossa vida. Tivemos um contato mais próximo e podemos falar das coisas de Deus. Ele nos deu um exemplo, um sentido diferente que podemos dar a nossa vida. E eu tive a grata satisfação de presenciar isso com o Itomar”.
O filho mais velho, David Corrêa Dória, destacou o empenho do irmão Gabriel para que o livro fosse publicado. “A obra só foi editada e registrada devido ao empenho e dedicação dele. Sem a iniciativa e perseverança, não estaríamos aqui hoje concretizando a vontade do nosso pai. Certamente ele herdou muito do empenho e desse lado guerreiro e batalhador do nosso pai e nossa mãe”, salientou.
A moradora do Loteamento Figueira, Núbia da Silva Fritz, 72 anos, foi uma das primeiras a comprar o livro. “Nasci e me criei no Rincão; vi o Itomar nascer e se criar. Achei ótimo ele escrever sobre a localidade. Ele me perguntou muito sobre o meu avô, Francisco Antônio Bitencourt, um dos mais fortes agricultores do Rincão, que doou a terra para o santuário, e a minha vó, Cristina Porto Bitencourt, foi uma das primeiras professoras do município de Taquari, dava aula no Rincão. Meu avô emprestou a sala da casa dele para serem realizadas as primeiras missas, os primeiros casamentos do Rincão e comprou a área de terra onde hoje está a escola Timótheo Junqueira dos Santos e o Santuário. O Itomar me perguntou muito sobre essa passagem”, contou.
O livro está à venda no Mercado Bittencourt, no Rincão São José, nas lojas Cantinho do Céu (ao lado da igreja matriz) e Zeus (no prédio Portal dos Açores), na floricultura Flor do Mato, no Centro, e com a família, no valor de R$ 40,00 cada.
Itomar era advogado, com 35 anos de experiência, e foi morto, aos 60 anos, em dezembro de 2018, assassinado em seu escritório. Passados seis meses, a autoria do crime ainda não foi descoberta.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ