Principal / Geral / Impasse na eleição para o Conselho Tutelar de Taquari

Impasse na eleição para o Conselho Tutelar de Taquari

Os Conselhos Tutelares de todo o Brasil passarão por eleição neste ano. Em 6 de outubro, serão definidos os integrantes para a gestão 2020/2023. Desde 2015, a eleição para conselheiro tutelar passou a ser aberta, universal e democrática, ou seja, para votar é necessário possuir Título de Eleitor. Naquele ano, 4,3 mil pessoas compareceram à seção para votar em cinco dos 30 candidatos. Antes, em Taquari, o conselho era eleito através de representantes que formavam um fórum de entidades.

Faltando seis meses para o pleito, muitos municípios já publicaram o edital com as regras e datas da eleição para Conselheiro Tutelar e estão com as inscrições abertas para os candidatos. No entanto, em Taquari há um impasse. Na eleição de 2015, cada eleitor votava em cinco candidatos. Para esse ano, há a possibilidade de uma modificação e cada eleitor escolherá um candidato, porque há um projeto de lei tramitando na Câmara de Vereadores que modifica a lei municipal que dispõe sobre o processo para escolha dos Conselheiros Tutelares. A justificativa do Executivo, segundo a exposição de motivos assinada pelo prefeito Emanuel Hassen de Jesus, é “inibir a criação de chapa para concorrer ao cargo, contribuindo desta forma para que o processo de escolha seja individual”. O projeto de lei chegou no Legislativo na terça-feira, 9, em caráter de urgência e foi colocado na pauta de uma sessão extraordinária na quinta-feira, 11, mas a matéria não foi colocada em votação. O presidente do Legislativo Vânius Nogueira, explicou a O Fato que é preciso debater o assunto. “Existem muitas divergências sobre a situação do projeto. Chegou na terça e nem discutimos entre nós, com o governo nem ouvimos a população. Seguramos para ter uma discussão mais ampla do assunto”, disse. Ele afirmou ainda que a intenção é reunir os vereadores na próxima semana para debater o assunto.
A coordenadora da administração da prefeitura, Josiane Pereira Vargas, o fato de o edital ainda não ter sido publicado não compromete os prazos da eleição e que o edital está pronto, aguardando apenas a definição sobre a questão do número de votos. Ela acredita que a questão será resolvida na próxima semana.

Fase da eleição em outros municípios

Bom Retiro do Sul
As inscrições para os candidatos estão abertas até o dia 10 de maio. Serão eleitos cinco candidatos e o eleitor deverá votar em cinco candidatos.

Paverama
Os moradores de Paverama interessados em concorrer devem fazer a inscrição até 7 de maio. A votação será em apenas um candidato.

Tabaí
Até o dia 5 de maio estão abertas as inscrições para os candidatos ao Conselho Tutelar.

Fazenda Vilanova
Ainda não divulgou

Taquari
Ainda não divulgou

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ