Principal / Região / Marcos Roberto, o Codécio, destaca que segurança pública e emprego estão entre as maiores demandas dos vilanovenses

Marcos Roberto, o Codécio, destaca que segurança pública e emprego estão entre as maiores demandas dos vilanovenses

O Legislativo de Fazenda Vilanova está em recesso durante janeiro. Quando os trabalhos forem retomados, com a realização de sessões ordinárias, em 4 de fevereiro, a cadeira de presidente estará ocupada por Marcos Roberto de Souza (PP), que está no seu segundo mandato, mas terá o primeiro ano no comando das decisões no Legislativo.

Codécio, como ele é conhecido na comunidade, foi eleito com o voto de todos os vereadores e assumiu o cargo neste mês. “Vou tentar conduzir a Câmara com a maior harmonia, com todos os vereadores. A nossa Câmara hoje mudou bastante, todos estão com o pensamento no município, que vá para frente. Antes tinha muita briga particular e hoje vejo a preocupação de todo mundo e da própria população com o que vai ser feito. Ela está cobrando a cada ano, ainda mais depois que saíram as matérias do gasto com diárias”, salienta.
Na tarde da segunda-feira, 14 de janeiro, acompanhado do novo assessor jurídico do Legislativo, Gabriel de Oliveira, Codécio falou a O Fato sobre suas metas para o ano. Entre as ações, está o investimento que o Legislativo deverá fazer no videomonitoramento, na área da segurança pública.
Sobre a despesa com diárias, motivo pelo qual a Câmara já liderou ranking no Vale do Taquari como um dos gastos mais elevados, mas que teve uma queda brusca nos dois últimos anos, chegando a zero em 2018, afirmou que vai liberar em casos específicos, especialmente se tiver a possibilidade de ganho de recursos para o Município.

OF – Quais são as metas da sua gestão como presidente do Legislativo?
Codécio – Uma das primeiras metas e que já estamos fazendo é olhando todos os contratos da Câmara.
Gabriel – Revisando os contratos que estão em vigência, o exercício da presidência da Câmara é de um ano, e verificando o que deve ter sequência e o que deve se mudar. Um dos pontos atuais da administração pública é o controle dos gastos públicos, a transparência nos gastos públicos e o zelo do patrimônio. Vamos avaliar. Não que o órgão público tenha que deixar de gastar, porque o órgão público não é para ter lucro. O lucro é transformado em prestar bom serviço, mas avaliar cada serviço, pesar a qualidade e isto é uma das metas.

OF – Como vai ficar a questão das diárias, o senhor vai liberar ou vai ser gasto zero, como no ano passado?
Codécio – Vejo que hoje quem tiver um projeto que realmente vai trazer alguma coisa para o município, com certeza vamos liberar. Se o vereador tiver alguma coisa engatilhada para trazer uma emenda para o município, até na área da saúde, que não precisa contrapartida, é importante porque este dinheiro pode sobrar para outra área. Vejo os cursos como uma coisa muito importante para quem começa como vereador, não é obrigado a fazer todo mês, mas um ou dois cursos por ano é bom para o vereador se especializar, porque mudam muito as leis hoje em dia.

OF- O vereador quando vai fazer cursos traz comprovação dos seus gastos?
Codécio – Sim, neste ano passado e no outro, quase não foi feito nada (de diárias). Na minha gestão, com certeza, vai ter que comprovar a presença e os gastos para repor a diária. Digo que vai ser economizado o máximo, mas um curso que todos os vereadores queiram participar…é importante ter curso no currículo.
Gabriel – A ideia é não seja nem 100 nem zero. A ideia é que seja o mínimo dentro daquilo que por acaso seja necessário. O presidente fala da questão de Brasília, hoje os orçamentos dos municípios são muito pequenos e a transição de recursos vindos de Brasília é muito importante. Muitas vezes, o vereador consegue aqui o contato com o assessor, com deputado, talvez não fosse tão necessário, mas muitas vezes há necessidade de ir lá conversar, cobrar, de lembrar o deputado. Então, nestes casos específicos, poderá acontecer, mas não será uma rotina. Isto vai ser a exceção.

OF- Você pretende dar continuidade na obra da Câmara, com a terceira etapa do prédio?
Codécio – A primeira e a segunda estão aí já, parabéns aos presidentes, fui parceiro, tô até com o nome junto. Mas vejo que hoje para o tamanho do nosso município tá com uma baita estrutura que dá para nós trabalhar. Agora no momento não é construção. É aplicar o dinheiro em outras áreas.

OF – O senhor se refere em auxiliar o Executivo em alguma coisa?
Codécio – Sim, fazer uma parceria com o Executivo na área da segurança, que está muito carente no nosso município. Acho importante hoje economizar o máximo para aplicar em segurança, numa parceria, porque sozinho o Legislativo não conseguiria.

OF- Você já tem ideia do que fazer?
Codécio – É na área do videomonitoramento. Já temos a adesão ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) desde o ano passado (2017) com o Governo do Estado. Temos que esperar a fibra óptica, que estão colocando na Vilanova, e o prédio que estão fazendo em Lajeado, que será a central.

OF – Você pretende aumentar o número de funcionários no Legislativo?
Codécio – Vai ser a mesma quantia. Será só reformulada a parte das contratações.
Gabriel – A ideia é fazer dos dois assessores legislativos o cargo de diretor da Câmara, com o mesmo valor, mas com a direção do legislativo e um como assessor, e ampliar a questão da escolaridade que estava como ensino fundamental. O cargo de assessor de imprensa está sendo estudado se será extinto ou mantido, mesmo que a princípio não será nomeado; o assessor jurídico e o contrato com o contador se mantêm.

OF – Como você quer que a sua gestão como presidente seja lembrada pela população?
Codécio – Como uma gestão preocupada com o que a população pede. Muitos lugares que a gente vai é emprego e segurança que as pessoas querem. O emprego, em fevereiro vai começar uma empresa, e a segurança, deu uma melhorada, mas o videomonitoramento vejo que vai dar certo. Vou ser lembrado como um cara que na história do município, todos os vereadores confiaram em mim, por causa da pessoa que sou, sempre tive diálogo e vou tentar fazer o mais certo possível.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ