Principal / Geral / Novo secretário de Obras busca consertar caminhões que estão parados há mais de ano

Novo secretário de Obras busca consertar caminhões que estão parados há mais de ano

Há quase dois anos, três caminhões da Prefeitura estavam parados no pátio da secretaria municipal de Obras. Em dois dos veículos, o problema era a falta de pneus. Já o terceiro, o caminhão mais equipado da pasta, teve problemas no motor e acabou no cepo. Os pneus do veículo foram realocados para outros caminhões que estavam funcionando. O novo secretário de Obras, Luís Porto, que assumiu a pasta em janeiro deste ano, trabalha para colocar os caminhões em condições de uso. Um deles já está rodando desde a semana passada.

Segundo Luís Porto, recentemente foram adquiridos 24 pneus para o maquinário e outros 16 estão sendo comprados. “Esses primeiros compramos para os traçados, aqueles caminhões que estavam andando, e conseguimos colocar no branco, o 6300, que estava parado no cepo há mais de ano. Era só pneu, colocamos e ele já foi puxar viagens de fresado (material para estradas). Esses outros 16 pneus que estão para chegar vão dar R$ 20 mil, esses borrachudos bons”, explicou o secretário de Obras.
Dois caminhões continuam parados no pátio da secretaria. Segundo Luís, um deles, o 6301, só precisa de pneus para voltar a rodar e deve ficar pronto assim que chegar o novo pedido da secretaria. Já o outro, um caminhão traçado adquirido através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, além de estar em cepos, tem problemas no motor. “Dizem que era R$ 28 mil o primeiro problema, quando caiu dentro da água. Mas foram baratear e acabou dando outros problemas. Tem que botar os pneus para tirar do cepo e fazer orçamento para ver o que falta mesmo. Esse é o melhor caminhão que tem, é o mais completo, é traçado e é melhor que os nossos outros dois traçados”, contou o secretário.
De acordo com o secretário, atualmente, estão funcionando dois caminhões caçamba traçados, e dois brancos, semelhantes ao que está parado na secretaria (foto). Há outros dois caminhões toquinhos, que são locados de uma empresa. “Esses toquinhos economizam se tiver saibro no pátio para eles distribuírem nas estradas, aí rende mais. Para buscar na saibreira não dá. O nosso maior problema era buscar esse saibro na saibreira, porque não tinha caminhão. Agora queremos deixar tudo em ordem, botar a rodar”, disse o secretário. No entanto, alerta. “Mas tenho pouco operador também. Hoje, se botar tudo em dia, não tenho gente para usar todo o maquinário”.
Além dos caminhões, de acordo com Luís Porto, também estão funcionando três patrolas, sendo uma locada de empresa, uma escavadeira e quatro retroescavadeiras. Uma chegou recentementemente do conserto. Estava parada há cerca de dois anos. “Tem mais uma retro no conserto, mas deve vir logo”, justificou.
De acordo com o secretário de Obras, estão sendo tomadas medidas de controle em relação ao maquinário e ao consumo de combustível da secretaria. “Temos um relatório mensal. Está dando certo. Já houve muito problema com isso, de combustível, de peça”, contou o secretário. Segundo ele, antes de sair do pátio da pasta, conhecido por Britador, diariamente, são anotados dados que buscam controlar o gasto de combustível e o serviço realizado pelo operador. Também é anotado se está tudo certo com o maquinário antes de sair e ao retornar para a secretaria, e cabe ao operador alertar possíveis sinais de problemas nos equipamentos. Também estão sendo engraxados os maquinários da pasta, como forma de manutenção preventiva. Além disso, o estoque de combustível está sendo controlado através de formulário mensal, onde tudo o que é retirado do almoxarifado é anotado na planilha, com identificação do serviço realizado com aquele combustível.
Outros maquinários e veículos que estão no pátio da secretaria, como uma retroescavadeira, automóveis e uma ambulância, devem ir à leilão. De acordo com Luís Porto, pelo tempo que ficaram parados e pelo custo do conserto, não vale a pena serem arrumados. A ideia é que o lucro do leilão seja revertido em melhorias no maquinário da própria secretaria.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ