Principal / Geral / Mãe acusa Farmácia Básica de ter fornecido medicamento errado para sua filha

Mãe acusa Farmácia Básica de ter fornecido medicamento errado para sua filha

Em julho de 2015, a rotina de Márcia, 46 anos, mudou após a filha de 3 anos ser diagnosticada como portadora de diabetes. Ao descobrir que o nível de glicose da criança estava muito alto, a dona de casa teve que eliminar os alimentos com açúcar do cardápio. Além disso, no início de todo mês, ela vai até a Farmácia Básica de Taquari retirar a insulina, que é administrada diariamente, três vezes. Porém, no dia 5 de novembro, quinta-feira, ela recebeu um medicamento diferente.

“Retirei a insulina da embalagem, para colocar na caixa de isopor, e estranhei, porque o remédio que eu aplico é branco, e aquele era transparente”, relata. Segundo a dona de casa, ao questionar a funcionária que havia entregado o remédio, a mesma informou que era fabricado por outro laboratório, por isso a diferença.
A insulina permaneceu guardada até o dia 29 de novembro, domingo, data em que Márcia começou a administrar a medicação obtida no início do mês na Farmácia Básica. No mesmo dia, a filha começou a apresentar sintomas que indicavam aumento de glicose no sangue. No dia seguinte, dia 30, ela começou a passar mal.
Sem saber o que fazer, a mãe decidiu medir o nível da diabetes com uma aparelho que possuía em casa. Ao invés de aparecer o número da glicose em miligramas por decilitros (mg/Dl) – padrão utilizado para realizar a medição da diabetes -, a máquina marcava apenas a letra H. Pensando que era um erro da máquina, Márcia consultou o manual do aparelho e descobriu que o resultado indicava um nível de glicose acima de 600 mg/Dl, extremamente além do normal.
Durante a semana, a mãe continuou aplicando a medicação na filha. Porém, a criança não apresentava melhoras. “Ela urinava bastante. Em uma noite, eu precisei trocar a fralda dela quatro vezes”, lembra. No dia 3 de dezembro, quinta-feira, a mãe conseguiu contato com a endócrina de Porto Alegre que acompanhava o caso da filha.
Ao informar a situação, a médica perguntou se Márcia havia mudado a insulina. Ela respondeu que não, mas comentou que o medicamento entregue na Farmácia era diferente do habitual. Após saber sobre as informações da bula, a endócrina fez um alerta para a mãe:
“A insulina que está sendo aplicada é a errada. Pare imediatamente, porque a vida da sua filha está em risco.”

Farmácia Básica confirmou a troca, segundo o relato

Revoltada com a situação, Márcia decidiu ir até a Farmácia Básica, no mesmo dia, para comunicar o ocorrido. Inicialmente, a funcionária que havia entregado o medicamento semanas antes negou a acusação. Porém, de acordo com o depoimento da mãe, o farmacêutico da Secretaria da Saúde, Marcos Reis, verificou o cadastro da menina e constatou a troca de insulina.
Farmácia Básica, então, entregou a medicação correta para o tratamento da filha de Márcia. Embora tenha deixado claro que este fato nunca acontecera antes, a mãe procurou O Fato Novo para relatar o ocorrido. A expectativa dela é que a população e a equipe da Farmácia, fiquem atentas:
“Este tipo de erro não pode voltar a acontecer. Assim como a vida da minha filha esteve em risco, outras pessoas podem passar pela mesma situação”, explica.

O que diz a Secretaria da Saúde

A reportagem foi até a Farmácia Básica buscar esclarecimentos. Mas o farmaceutico Marcos Reis afirmou que não poderia dar entrevista. De acordo com o Secretário da Saúde, José Harry Saraiva Dias, o depoimento de Márcia não havia sido comunicado oficialmente até o momento. Entretanto, afirmou que irá investigar o caso: “Vamos tomar as medidas cabíveis para verificar o que aconteceu e garantir que isso não irá ocorrer novamente. Por enquanto, devemos pedir desculpas para a família.”

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ