Principal / Geral / Pelo quarto mês consecutivo, resultado é negativo na geração de emprego

Pelo quarto mês consecutivo, resultado é negativo na geração de emprego

O mês de setembro não foi diferente dos anteriores deste ano. Fechou negativo com resultado de 58 demissões a mais do que admissões, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Resultado semelhante vem sendo registrado desde junho, sucessivamente. Ainda neste ano, fevereiro e abril tiveram mais demissões que admissões.
Em setembro, as funções de ‘operador de caixa’ e ‘comerciante varejista’ foram as que tiveram mais demissões do que admissões, com -6 e -8, respectivamente. Tiago de Souza Coimbra, 25 anos, trabalhava há sete meses como caixa em um supermercado e saiu porque a empresa foi vendida. Agora ele está em busca da recolocação. “Fiz entrevista e estou aguardando”, comentou. Para ele, a situação do mercado de trabalho está complicada. “Talvez seja reflexo desta crise que tá no país”, diz, destacando que há menos vagas de emprego disponíveis.
Daiane Oliveira Pacheco, 25 anos, esteve na agência do Sine/FGTAS, na manhã da quarta-feira, 4, para encaminhar o seguro-desemprego. Ela trabalhava há três anos como recepcionista na área de varejo da Certaja e, como a empresa encerrou as atividades, em outubro, foi demitida. Para ela, o mercado de trabalho está mais complicado. “Está mais difícil conseguir emprego agora do que na outra vez que fiquei desempregada”, conta.
No comparativo com setembro de anos anteriores, é o pior resultado registrado pelo Caged nos últimos nove anos. O último saldo negativo ocorreu em 2009, porém naquele ano, foram 12 demissões a mais do que admissões.
No acumulado do ano, se não ocorrer uma melhora no quadro, 2015 poderá alcançar uma marca histórica como um dos piores anos da geração de emprego. De janeiro a setembro foram -127. No mesmo período de 2009, o pior ano até o momento, foram -261, o mesmo resultado registrado no final dos 12 meses.
Resultado negativo na maioria dos municípios da região
O resultado negativo na geração de emprego também foi registrado na maioria dos municípios do Vale do Taquari. No mês, foram 447 demissões a mais do que admissões. Dos 30 municípios que compõem a microrregião do Caged, 17 tiveram resultado negativo, entre eles, Teutônia (-188), Estrela (-105), Arroio do Meio (-66), Fazenda Vilanova (-28), Paverama (-16) e Tabaí (-15).

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ