Principal / Sem categoria / MISTURA FINA: No quesito transparência, municípios têm nota baixa

MISTURA FINA: No quesito transparência, municípios têm nota baixa

Taquari, Tabaí, Paverama e Fazenda Vilanova, nenhum dos quatro municípios atendeu de forma satisfatória os critérios de transparência em seus sites oficiais. Tanto as prefeituras como as Câmaras de Vereadores não obtiveram notas altas no Prêmio Boas Práticas de Transparência na internet, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta semana, aos municípios melhor colocados. Dos 496 municípios gaúchos, foram premiadas 76 prefeituras e 60 Câmaras de Vereadores.

Na avaliação das quatro prefeituras, mesmo que nenhuma tenha atendido as exigências do TCE, a de Fazenda Vilanova foi a que teve o melhor resultado, com nota 63,97, seguida de Tabaí, com 60,82, e Paverama, 47,82. Já Taquari ficou com a nota mais baixa, 34,58.
Quanto ao Legislativo, o melhor resultado ficou para Tabaí, com 41,32, depois, Taquari, 33,43, Fazenda Vilanova, 19,87 e Paverama, 15,17.
A premiação é resultado de uma avaliação que abordou 88 itens de controle, constantes em 22 critérios, por meio dos quais é verificado o atendimento da Lei de Acesso à Informação e da Lei de Responsabilidade Fiscal. As normas obrigam o Poder Público a disponibilizar informações de interesse da coletividade, em especial sobre a administração dos recursos públicos, de forma a também viabilizar a participação da sociedade no controle da gestão governamental. Os dados foram coletados entre os dias 1º de julho e 14 de agosto de 2015.
Neste ano, foram incorporados novos critérios e mais rigorosos dos que já existiam no ano passado e  questões como a atualização das informações receberam uma maior valoração. Conforme o TCE, a divulgação de diárias, bem como das prestações de contas e dos relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal são exemplos dos novos quesitos. Entre os itens que receberam avaliação mais criteriosa, estão os relativos ao registro de repasses ou transferências, dados específicos sobre o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras e transparência ativa das informações sobre licitações e contratos.
Lista dos 10 municípios melhor colocados e as notas:
Executivo
PORTO ALEGRE 94,80
NOVO HAMBURGO 93,85
CANOAS 92,67
PICADA CAFÉ 91,90
PASSO FUNDO 91,35
VENÂNCIO AIRES 91,33
FARROUPILHA 91,00
SÃO PEDRO DO SUL 90,80
IPÊ 90,17
FELIZ 89,85
Legislativo
PORTO ALEGRE 99,60
BENTO GONÇALVES 98,75
GRAVATAÍ 97,00
SÃO PEDRO DO SUL 96,85
CAMPO NOVO 96,20
SANTO AUGUSTO 95,63
RONDINHA 94,88
NOVO HAMBURGO 94,30
HORIZONTINA 93,95
AGUDO 93,50
Mais uma vez a chuva causa inundação no Parque do Meio
Toda vez que chove é a mesma coisa, várias residências e pontos comerciais são invadidos pela água no Bairro Parque do Meio. Um dos casos mais graves é do Mercado do Park. Na noite da quarta-feira, dia 21, o local ficou inacessível e foi preciso bloquear a entrada da casa comercial para que a mercadoria não fosse comprometida.
O que diz a Administração
Segundo informações da prefeitura, o loteamento do Parque do Meio está em obras. Quase todas as ruas estão sendo pavimentadas e recebendo drenagem. De acordo com o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Luiz Santos da Rosa, o Luiz Construtor, a colocação de canos no local é antiga, foi mal planejada e a tubulação instalada não consegue dar vazão ao volume de água. “Desde o início da atual gestão, mais de 2500 metros de canos já foram colocados em dezenas de locais na cidade, resolvendo problemas de décadas. Na maioria dos locais onde havia alagamento, os problemas foram resolvidos. Infelizmente, ainda não foi possível resolver todos acumulados por décadas”, diz a nota da assessoria de imprensa do Executivo.
Ponto de ônibus sem abrigo para estudantes 
A moradora da VRS 828, Carina Regina da Silva Berwanger, reclamou que o abrigo de ônibus que fica próximo ao Mercado Roni foi danificado por um acidente de trânsito, há mais de um ano, e ainda não foi refeito. Sem ter a proteção, três estudantes precisam esperar o ônibus escolar em dias de chuva na agropecuária, que fica próximo. Ela diz que já procurou a Prefeitura para resolver o problema, mas ainda não obteve solução.
Será? 
Neste mês, teriam acontecido duas pesquisas em Taquari, uma para medir a qualidade dos serviços do Legislativo, paga pela Casa do Povo, e outra para apurar a preferência do eleitorado quanto aos possíveis candidatos a prefeito em 2016, paga não se sabe por quem. Será que foi coincidência a realização das duas na mesma época?
Presidente de clube move processo de usucapião da sede
Tramita na 2ª Vara Judicial de Taquari um processo de usucapião do Clube União, situado na Rua Campo Romero. A ação é movida pelo presidente da associação, Evaldo Pereira da Silveira, desde o mês de abril deste ano.

Além disso, verifique

A Mobília

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ