Está marcada para o dia 20 de dezembro, às 20horas, na Igreja Matriz São José, a ordenação presbiterial do diácono João Vítor Freitas dos Santos, 26 anos. A primeira missa solene será no dia 22 de dezembro, às 10horas, seguida de almoço festivo no Salão Paroquial.
O taquariense João Vítor foi ordenado diácono em junho, em Montenegro, e, agora, receberá do Bispo Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, na paróquia da sua cidade de nascimento, o título de padre.
Esta é a primeira vez que a Paróquia de Taquari, com 250 anos de fundação, terá a ordenação de um padre. “Hoje ele é diácono e agora vai ser tornar padre. A ordenação sempre é na comunidade de nascimento. Só quem se torna padre é que faz a cerimônia aqui ( na cidade natal). Se alguém fizer apenas os votos, esses são feitos internos (no seminário)”, diz o frei Paulo Eduardo Müller.
Uma comissão está trabalhando nos preparativos e cerca de 50 pessoas envolvem-se com a organização do evento. São esperadas, nos dois dias, em torno de 1,8 mil pessoas.
Toda a comunidade será mobilizada para o evento histórico. No próximo mês, voluntários que realizarão as Missões (ação de evangelização), visitando residências de todo o município, vão convidar para a programação; entre 5 e 7 novembro, a Equipe Vocacional da Diocese de Montenegro vai visitar as escolas de Taquari e ajudar na motivação para o evento, além da divulgação nas missas das comunidades de Taquari e Tabaí.
O ponto alto da programação será o dia da ordenação sacerdotal, em 20 de dezembro, quando são esperadas cerca de mil pessoas. Telões, cadeiras e lonão serão colocados na Praça da Matriz para os fiéis acompanharem a celebração, que ocorrerá dentro da Igreja. “Havia uma ideia de fazer (a cerimônia) na praça, mas salvaguardando o espaço físico, religioso e artístico da nossa igreja, se achou melhor fazer dentro da igreja”, diz o frei. Para o domingo, quando ocorrer a primeira missa de João Vítor como padre, são esperadas 800 pessoas. Após haverá almoço no Salão Paroquial e os convites ainda não estão sendo comercializados.
O diácono João Vítor destaca a felicidade e a responsabilidade. “O momento é de muita alegria, não só para mim e para minha família, mas pra toda a nossa paróquia e diocese, uma ordenação é sempre uma graça. Mas também uma responsabilidade. Me sinto muito contente e feliz com a preparação que o povo de Taquari faz para a ordenação, é um estímulo, um apoio, me sinto abraçado pela comunidade, mas me vejo diante de uma grande responsabilidade, que é o sacerdócio. Da mesma forma que me alegro e sinto a oração do povo, me sinto reponsável por este ministério. Então, conto com a oração de toda a comunidade para que possa corresponder com este ministério que receberei, o presbiterato sacerdócio”.
João Vítor é filho de Alexandre Santos e Cássia Freitas dos Santos.