Não resta outro resultado ao Pinheiros que não seja a vitória diante do Santa Cruz, neste domingo, no estádio Pinheirão, às 15h, na última rodada da segunda fase do Estadual de Juvenis da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). No último domingo, o alvi-verde fez a sua parte e goleou o Brasil, em Farroupilha, por 6 a 2. Porém, em terceiro na chave A, o Pinheiros terá confronto direto com o líder Santa Cruz pela segunda vaga do grupo, pois o Apafut, em casa, terá pela frente o já eliminado Brasil e dificilmente deixará a vaga escapar.
Diante do Brasil, em Farroupilha, o Pinheiros fez boa partida e, contando com o retorno do meia Allen, voltou a ter efetividade no ataque. Porém, mais uma vez, a defesa, que até há pouco tempo era uma das mais sólidas do certame, voltou a sofrer gols, agora, para o Brasil que, até então, havia marcado apenas um gol nesta segunda fase. Atacando desde o início, antes dos 30 minutos o Pinheiros chegou a abrir 4 a 0, gols de Allen, duas vezes, Guina e Gabriel. Porém, o Brasil conseguiu descontar com Dieguinho, aos 33 minutos. Mas o Pinheiros não sentiu o gol, foi ao ataque e, com gol de Allen, mais uma vez, fechou o primeiro tempo em 5 a 1.
Na etapa final, o Brasil esboçou uma reação ao descontar novamente com Dieguinho, aos 13 minutos. Em seguida, o Brasil teve mais uma chance de marcar o terceiro, num pênalti, mas o goleiro Diego defendeu a cobrança de Wesley. No final, aos 37 minutos, Luís Fernando ainda fez mais um para o alvi-verde e deu números finais ao confronto, 6 a 2 para o Pinheiros.
No outro confronto do final de semana pelo grupo 11, o Santa Cruz, em casa, deixou escapar a oportunidade de garantir a classificação antecipada ao perder por 2 a 0 para o Apafut, de Flores da Cunha. Com os resultados, o Santa Cruz permanece em primeiro, com 10 pontos, mesma pontuação do Apafut, segundo pelos critérios. O Pinheiros é o terceiro, com oito, enquanto o Brasil, sem somar pontos, é o lanterna.
Neste domingo, às 15h, acontece a última rodada da segunda fase e Santa Cruz, Apafut e Pinheiros brigam pelas duas vagas da próxima fase, quando iniciam os mata-matas. O Pinheiros, em casa, recebe o Santa Cruz, que precisa apenas do empate para se classificar. O Pinheiros necessita da vitória, pois qualquer outro resultado significa a eliminação do Estadual. Se vencer, o Pinheiros pode encerrar em primeiro ou segundo. Para ser primeiro, precisa que o Apafut, em casa, não passe de um empate com o já eliminado Brasil. Se o Apafut derrotar o Brasil, o que é a tendência, o Pinheiros deve encerrar a fase em segundo.
Para esta importante partida, o técnico Francisco Belinni deve ter todo o elenco à disposição, inclusive Caetano, que volta de lesão. A provável escalação é Diego; Murilo, Thális, Índio e Bibi; Luís Fernando, Anderson e Allen; Gabriel, Theylor (Guina) e Krigor.