Quando estava com 19 anos, a moradora de Morro Bonito, Jaqueline Kolling Borges, teve um mal súbito e falta de ar. Após alguns exames, em fevereiro do ano passado, ela foi diagnosticada com leucemia. O tratamento com quimioterapia não deu o resultado esperado e, desde maio deste ano, Jaqueline soube que precisará de transplante de medula óssea. Aos 21 anos, a jovem busca um doador compatível, já que exames apontaram que seus familiares têm 50% de compatibilidade, enquanto o ideal para o transplante é 100%.
A paveramense está sendo encaminhada ao banco de medula óssea, o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Ela ainda não sabe se há nos cadastros do banco um doador 100% compatível. Caso não o encontre, quem fará a doação será seu irmão, Gabriel, de 18 anos. “Eu ainda não sei direito por quanto tempo eles procuram um doador 100% compatível até decidirem fazer com um 50% compatível, que no caso será meu irmão. Mas buscamos alguém 100% para não correr risco de rejeição”, explicou.
Para atingir o objetivo, está sendo feita mobilização através das redes sociais para que as pessoas da região se cadastrem no banco de doadores. Segundo Jaqueline, a secretaria municipal de Saúde tenta intermediar, com as instituições que realizam o cadastro, que seja deslocada uma unidade a Paverama para cadastrar os moradores da região. “Se não for possível, vamos organizar transporte para o Hospital de Clínicas para fazer estes cadastros”, disse a moradora de Paverama. Segundo ela, o cadastro é rápido e leva cerca de cinco minutos.
Enquanto não realiza o transplante, Jaqueline faz sessões de quimioterapia para controlar os efeitos da doença. O tratamento é feito em Lajeado, no Hospital Bruno Born. Jaqueline reside em Paverama com os pais, Leandro da Silva Borges e Lisandra Kolling, e o irmão Gabriel.
Como ser um doador
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza o cadastro de doadores de medula óssea. Para se cadastrar, é preciso ter entre 18 e 55 anos e apresentar RG e CPF. O doador não pode ser portador de nenhum tipo de câncer, nem doenças infectocontagiosas. Mais informações podem ser obtidas junto ao Banco de Sangue do Hospital de Clínicas.