Em duas edições anteriores, O Fato mostrou opções de lazer para o verão em Taquari e Tabaí. Nesta edição, o semanário mostra os lugares que podem ser visitados em Paverama. O município faz divisa com as cidades de Teutônia, Taquari, Tabaí, Fazenda Vilanova e Brochier.
Parque 13 de Abril
Umas das coisas que mais chama atenção dentro da cidade é a quantidade de áreas verdes, tanto nas regiões urbanizadas quanto naquelas ainda não mexidas pelo homem. Olhar ao redor e ver grandes morros e o vale em que o município fica é um primor. O Parque 13 de Abril está localizado no Centro. É um espaço para tomar chimarrão, fazer churrasco, esportes e reunir-se com amigos. Conta com boa infraestrutura de churrasqueiras, quiosques, banheiros e quadras para a prática de vôlei de areia e futebol sete.
Cascata do Cabriúva
Na BR-386, sentido interior/capital, se passa pelo trevo de acesso a Paverama. Dobrando a esquerda e entrando na ERS-835, estrada de acesso ao Centro de Paverama, há sinalização para dobrar à direita e encontrar a Cascata de Cabriúva (nome dado em razão de uma árvore típica da região). Mesmo ficando em uma propriedade particular, o acesso é livre para visitantes. Não há infraestrutura, mas a beleza da queda de água nos rochedos compensa.
Longos túneis

Na localidade de Morro Azul, é possível conhecer os trilhos de trem e muitos deles estão dentro de túneis gelados, um chegando a 600 metros de extensão, conforme informações turísticas da cidade. Em dia de calor, também serve como passeio refrescante.