Conforme informações repassadas pela prefeitura, durante as obras de canalização da Corsan e também de drenagem pluvial no município foram verificadas muitas ligações irregulares, como esgoto de residências colocado na rede de água da chuva.
A prefeitura destaca que todas as ligações clandestinas serão bloqueadas durante as obras. Isso pode causar transtorno para os moradores.
O Fato fez uma entrevista com a coordenadora do Departamento do Meio Ambiente do Município, Marília Souza, que falou sobre a situação. Confira a entrevista.
OF – Foram verificados muitos casos durante as obras da CORSAN?
Marília Souza – Não só da Corsan, mas sempre que as equipes da prefeitura realizam algum tipo de manutenção, ou há obras de conserto e pavimentações, são encontras situações de irregularidade. Além de orientarmos para que a população regularize essas situações, pois as ligações clandestinas serão bloqueadas durante as obras, alertamos para os danos causados pelo esgoto irregular tanto na saúde como na conservação de obras.
OF – Em que bairros foram detectados o problema?
MS – Este não é um problema específico, pois encontramos em quase todos os bairros do município. É importante a conscientização das pessoas para procurarem as orientações dos órgãos de fiscalização e reguladores quanto à orientação correta na construção de esgotos sanitáros nas residências. O manejo incorreto de dejetos é prejudicial para toda a comunidade, por isso a importância de seguir orientações e normas.
OF – O que acontece com quem faz esse tipo de ligação? Tem multa?
MS – A prefeitura trabalha, principalmente, com a prevenção e orientação. .O proprietário recebe advertência/notificação com prazo para regularização e, em caso do não cumprimento, após o prazo, daí é passível de multa.
OF – Quais problemas acarretados para o meio ambiente?
MS – A questão do esgoto clandestino se tornou um grave problema, pois o mesmo é lançado de forma errada, gerando a poluição de nascentes, córregos e proliferando doenças em decorrência da poluição, afetando assim a saúde pública. Essas enfermidades ocorrem diante da contaminação por contato direto com o esgoto, enchentes ou devido à ingestão acidental de água contaminada ou através do consumo de alimentos cozinhados ou lavados com águas poluídas.
OF – Quem tem esse tipo de irregularidade deve resolver como?
MS – O proprietário deve buscar a orientação na prefeitura, o Setor de Planejamento está à disposição para prestar esclarecimentos e seguir as normas vigentes. Com um projeto de filtro, fossa e sumidouro protocolado junto à prefeitura, direcionado à Secretaria do Planejamento para avaliação e aprovado, e assim possa executar o previsto no projeto, regularizando, sua situação.
Outra alternativa que temos avaliado é um trabalho de conscientização junto à população dentro de escolas e outros grupos para informar sobre as possíveis doenças do esgoto sanitário clandestino. Temos que ter a consciência de que o meio ambiente é para todos, ou seja, a sua preservação é uma qualidade de vida da população.