Em sessão extraordinária realizada na segunda-feira, dia 14 de janeiro, os vereadores debateram o fato de funcionários públicos receberem menos do que um salário mínimo, que é de R$ 998,00. “Podem me dar mil explicações, mas o salário-base de uma cozinheira não pode ser menor que um salário mínimo”, falou José Harry Saraiva Dias (PT).
Vânius Nogueira (PDT) diz que outros servidores estão ganhando menos que um salário mínimo. “Nós somos governo e foi dito em palanque que ninguém ganharia menos que um salário mínimo”. Ele disse que o Executivo deve dar explicações sobre isso.
Leandro Mariante (PT) salientou que debater esta questão “é chover no molhado”. “Tem uma resolução favorável para esta atrocidade, não é falta de vontade do governo, está dentro da lei porque as vantagens são incorporadas, como vale-alimentação, deixando o valor mais alto que o salário”.
Projetos aprovados
Foi aprovado o projeto que modifica a lei número 4.170, de 26 de dezembro de 2018, onde constavam quatro cargos de enfermeiros de 40 horas. A alteração estabelece três cargos de 40 horas e dois, de 20 horas.
Outra lei abriu crédito especial no valor de R$ 4.999.997,40, crédito que será efetuado junto ao Banco de Desenvolvimento de Extremo Sul, para calçamento de diversas ruas do município.