Os dados da geração de emprego no mês de novembro foram disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pelo Ministério do Trabalho. Taquari registrou 26 contratações a mais do que demissões. No acumulado do ano, são 189 empregos, com carteira assinada, a mais.
Em novembro, o município foi o segundo que mais gerou empregos no Vale, perdendo apenas para Lajeado, que teve saldo de 58 admissões a mais do que desligamentos. O pior desempenho do mês no Vale foi de Teutônia, com 43 demissões a mais do que contratações.
A função que mais gerou empregos em Taquari foi operador de caixa, com 10 contratações a mais do que demissões. Vendedor do comércio varejista foi a segunda função com melhor saldo em novembro de 2018, com nove contratações a mais do que demissões, e alimentador de linha de produção, a terceira com oito a mais. Já os piores resultados foram nas funções de eletricista de manutenção de linhas elétricas, telefônicas e de comunicação de dados, com 11 demissões a mais do que contratações, e trabalhador de extração florestal, com seis desligamentos a mais.
Para o prefeito Maneco, o dado é animador e contraria o cenário nacional, que tem 14 milhões de pessoas desempregadas. “A melhora na geração de emprego em Taquari é resultado do esforço intenso em promoção do desenvolvimento do mercado de trabalho”, afirmou. A administração municipal acredita que as vagas na Zanc alavancaram o saldo na geração de empregos em Taquari e informa que também realiza tratativas com outras empresas para atrair novos empreendimentos para o município, além de investir na qualificação da mão de obra em iniciativas como o curso de telemarketing, corte e costura e informática, que são disponibilizados gratuitamente.