Uma cerimônia na noite da terça-feira, 4, marcou a conclusão do curso de artesanato, realizado na Casa da Criança Ceci Leite Costa. A capacitação foi realizada através do projeto de fortalecimento de vínculos, desenvolvido com recursos da empresa Duratex, disponibilizados ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumdica).
O projeto, idealizado em 2017, iniciou em 25 de junho de 2018 e vai até abril do ano que vem. A cada dois meses, novas turmas concluirão o curso. Em 10 meses, será dada oportunidade para 100 pessoas. As aulas são realizadas nas segundas e quartas-feiras, das 18h às 20horas, na sede da Casa da Criança. Os filhos podem acompanhar os pais porque há monitoras para os pequenos.
A coordenadora da creche, Simone Oliveira, destacou a participação. “Está sendo muito gratificante para todos nós, pois a comunidade aceitou com muito carinho e a cada dia vem mais participantes”.
Nilvana Lazzarini, presidente do Conselho Municipal dos Direios da Criança e do Adolescente (Comdica), que gerencia e fiscaliza os recursos do Fumdica, destaca a importância da capacitação. “Este é mais um dos recursos que foram captados do imposto de renda. Todo o ano, a Duratex lança projeto e neste ano fará novamente. Entendo que o artesanato é o objeto que vem pra reunir as pessoas, mas o que esta por de trás disso é muito maior, que são as relações, o se sentir bem, a autoestima, o trabalho em grupo, se perceber como ser capaz. Muitas vezes se descobre um grande artista”, comenta. Projeto semelhante é desenvolvido no Lar São José.
O prefeito Maneco participou do evento. “Temos tido o orgulho de ter em cada pontinha da cidade cada vez mais pessoas tomando iniciativas e criando, trabalhando para as coisas irem melhorando. Este engajamento, esta participação, o fazer projetos são cada vez mais necessários”, salientou.
A doméstica Andreia Rosa da Silva, 34 anos, tinha pouco conhecimento de artesanato e participou do curso. “Costurava alguma coisa em casa, mas só o necessário.Quero continuar fazendo outros cursos que sejam gratuitos porque a gente não tem condições de pagar. Adorei fazer a guirlanda. Quero fazer para vender”, além do conhecimento, ela fortaleceu o vínculo com o filho. “A professora ensinou o meu guri de 10 anos e ele continuou fazendo. Se não conseguia fazer, eu ensinava ele em casa o que aprendi aqui”, conta.
Além disso, verifique
Construção de nova ponte do Capão deve começar em 20 dias
A administração municipal informou que a construção da nova ponte do Capão, que liga o ...