Principal / Geral / Granosefa atua desde o tempo da tipografia

Granosefa atua desde o tempo da tipografia

Em 2 de setembro de 1973 começou a história da Granosefa, que é a sigla de Gráfica Nossa Senhora de Fátima, fundada por Pedro Rafael Junqueira, falecido há dois anos. A empresa, localizada na rua Osvaldo Aranha, segue nas mãos do filho Rafael Kern Junqueira, 40 anos.

A profissão que Rafael herdou foi realizada pelo pai durante 20 anos de trabalho na gráfica do primo, Dilon Junqueira, que era um dos únicos do ramo em Taquari e encaminhou muitos meninos para a tipografia. Quando Pedro se aponsentou, montou a gráfica própria, iniciando as atividades em um galpão nos fundos da casa, com uma máquina tipográfica adquirida de segunda mão e alguns tipos. Naquela época, os talões de notas, que era a maioria da demanda de serviços, era montado letra por letra. Com o conhecimento no ramo, aos poucos foi conquistando clientes. Nos anos 80, atendia as grandes empresas da cidade, como Eloy Kern, Lojas Lk, Loja Susi, Comital, Curtume Kern & Wienandts. Eram montados e impressos talões de notas, recibos e convites, entre outros. Aos poucos foi atendendo as cidades vizinhas.
A gráfica chegou a ter 10 funcionários. “Com o pai, eram seis, mas tinham muitas pessoas que ficavam em casa e faziam o acabamento, como a colocação das capas ou intercalando folhas”, lembra o filho. A esposa de Pedro, Marisa Kern Junqueira, lembra da época em que iniciaram. “Foi muito difícil”.
Rafael cresceu em meio ao trabalho gráfico e, por isso, não teve dúvidas quanto à opção profissional.
“Era isso que eu queria, tanto que, embora não tenha concluído, comecei a cursar Publicidade e Propaganda”, diz. Em 1996, ele assumiu o trabalho e hoje é o proprietário. “Quando entrei, não quis continuar da forma que era, porque já estava ultrapassado. Procurei buscar mais conhecimento na parte de montagem gráfica e visão do trabalho. Comprei as máquinas digitais e fui aprimorando o serviço”, destaca.
Com a informatização que o setor sofreu nos últimos anos, aos poucos Rafael foi modernizando o serviço, passando do tipográfico para o digital, adquirindo máquinas e informatizando o sistema. Acompanhando as mudanças, Rafael lembra: “um talão de nota, que leva, quando muito, uma hora para ficar pronto, antes o pai levava um dia todo ou até mais, fazendo a montagem do cabeçalho do talão, colocando os dados no rodapé, cortando o papel e picotando”. Mas na sala atual de trabalho ainda guarda as máquinas de impressão utilizadas pelo pai.
Atualmente, a Granosefa Gráfica Digital faz diversos tipos de serviço gráficos, talões, convites, etiquetas e muitos outros impressos. “Buscamos a satisfação do cliente e a fidelização de uma parceria, com qualidade, agilidade e bom atendimento. Construímos confiança e a certeza de um bom resultado nos serviços”, diz. Os trabalhos que não são realizados na empresa, Rafael terceiriza.
“A parte de criação, convites, cartões faço por aqui. Na cidade, atingimos 70% do mercado. Muita coisa faço a montagem e o que não imprimo por aqui, terceirizo. O que é mais sofisticado mando pra fora para ter um acabamento mais requintado”.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ