O Pelotas, time treinado pelo taquariense Paulo Porto, o Pretão, está de volta à elite do futebol gaúcho. No último domingo, em casa, o Pelotas derrotou o Inter, de Santa Maria, por 1 a 0, confirmou a vaga na decisão da Divisão de Acesso e a sua volta à primeira divisão do Gauchão em 2019.
Longe da elite do futebol gaúcho desde 2014, quando foi rebaixado com a pior campanha, o Pelotas, desde lá, batia na trave e não conseguia o retorno à elite. Mas em 2018 a história foi diferente. Jogando em casa e com o apoio total de sua torcida, o Pelotas fez um jogo perfeito diante do Inter. Podendo perder até por um gol de diferença, já que havia vencido na ida, em Santa Maria, por 2 a 0, o Pelotas jogou com o regulamento debaixo dos braços. O Inter propôs o jogo nos 45 minutos iniciais, porém, foi o time de Pretão que criou as melhores chances. Tanto que fez 1 a 0, com Adriano Lara, que aproveitou um rebote.
No segundo tempo, o Inter insistiu, mas o Pelotas conseguiu segurar o placar e a classificação. Após o apito final, houve muita festa no gramado da Boca do Lobo.
Ainda comemorando o acesso, Pretão disse que “foi muito importante esta conquista, pois o Pelotas é um dos maiores clubes do interior e não deveria continuar na Segunda Divisão.
A torcida estava sofrendo muito ao ver o seu maior rival (Brasil) na primeira divisão e também na serie B do Brasileiro”.
Agora, o Pelotas volta as atenções para a final da Divisão de Acesso, contra o Aimoré, de São Leopoldo. O primeiro jogo da decisão será amanhã, às 16h, em São Leopoldo. A volta acontece no dia 24 de junho, domingo, às 15h30min, em Pelotas.
Sobre a sua permanência no Pelotas para o segundo semestre e o Gauchão de 2019, Pretão afirmou que “não conversei com a direção sobre este assunto ainda, porque ainda temos as finais contra o Aimorè”.