Principal / Geral / Seminário apresenta alternativas de diversificação na agricultura

Seminário apresenta alternativas de diversificação na agricultura

Produtores rurais do município reuniram-se na quadra coberta da Praça da Bandeira na manhã da última quarta-feira para o 1º Seminário da Agricultura Familiar, promovido pela Emater, prefeitura de Taquari e sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais. O evento trouxe um panorama do setor no município e alternativas de diversificação de culturas.

“Esperamos que todos saiam daqui carregados de energia, de informações, de questões importantes para o incremento das propriedades e geração de renda, para desenvolver a família rural como um todo”, disse o supervisor regional da Emater, Fábio Encarnação.
A chefe do escritório da Emater em Taquari, Ana Cláudia Desconsi, apresentou os dados sobre a agricultura no município, que tem 28 comunidades rurais, com população de 4.217 pessoas, 16% do total de habitantes. Segundo o levantamento, há 1.324 propriedades de agricultura familiar, que totalizam cerca de 11 mil hectares, média de 8 hectaeres por propriedade. Já na agricultura não familiar, aquela que tem mais de um empregado, são 157 propriedades em cerca de 12 mil hectares, em média 76 hectares. A maior parte do solo na zona rural é ocupada por floresta cultivada, seguida de campo nativo e arroz irrigado. Já as culturas com maior movimentação em vendas são madeira, arroz e aves. “O nosso objetivo com esse seminário é propor alternativas de produção para os agricultores. Pensamos muito na questão das florestas, porque o pessoal está com dificuldade de rendas. Então propomos diversas alternativas, porque o que serve para uma propriedade, às vezes não dá certo em outra”, disse Ana Cláudia.
Como sugestão de diversificação das propriedades, o seminário propôs o foratelcimento da fruticultura. Em Taquari, existem 125,07 hectares de plantação de melancia, laranja, nogueira pecã, bergamota, uva, melão, pêssego e morango. Na microrregião, que inclui Tabaí, Paverama e Fazenda Vilanova, são mais 89,25 hectares na fruticultura. Como case de sucesso no setor da fruticultura, a Emater apresentou dados do Vale do Caí, onde mais de 900 famílias se dedicam ao setor e existem 10.325,7 hectares de diversas variedades de frutas, principalmente bergamota, laranja, limão e uva.
Durante o evento, também foi apresentada a experiência de Brochier na diversificação da agricultura familiar com maracujá; os desafios da horticultura na produção, abastecimento e geração de renda; modelos de produção de peixes e a pequena propriedade, e a avicultura colonial como alternativa de produção. Os painelistas do seminário foram Geferson Reis, da Cooperativa Languiru, o engenheiro agrônomo, Leonardo Schneider, e Ana Cláudia Desconsi, Fábio Encarnação, João Alfredo Sampaio e Lauro Bernardi, da Emater.

GERAL - Evento Emater TABELA

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ