Depois de perder o título nos pênaltis para o Horizonte, de São Leopoldo, no ano passado, o Pinheiros, desta vez, não deixou escapar a chance e conquistou o título do Estadual de Juvenis da Suligafi. Jogando no Pinheirão, na útlima quarta-feira, com o apoio do torcedor, o alvi-verde levou um susto, saiu atrás, mas foi superior ao Sporting Sul, de Porto Alegre, virou, venceu por 5 a 2 e ficou com a taça de campeão.
O Pinheiros começou a partida desligado, errando passes bobos e, com isso, permitiu que o Sporting Sul ficasse com a posse de bola. Mesmo assim, foi o alvi-verde que chegou primeiro. Aos dois minutos, Scienza fez bonita jogada pela ponta direita, passou por Bonfanti e cruzou rasteiro, mas Pepê passou da bola e não conseguiu finalizar.
Ainda fora do jogo, o Pinheiros levou um susto aos quatro minutos. Depois de escanteio cobrado por Walter, Alisson, livre, escorou para o meio da área e o zagueiro Guilherme, sem marcação, de cabeça, empurrou para o fundo do gol, 1 a 0 Sporting Sul.
O Pinheiros demorou a entrar no jogo, mas quando começou a achar os espaços, principalmente nas costas dos laterais, tomou conta da partida.
E, assim, o empate não demorou a chegar. Aos 15, depois de boa trama pelo meio da zaga, Scienza tocou em Laurinho, que tabelou com Ricardo e ficou de frente para o gol. O volante não teve piedade e chutou rasteiro, por baixo do goleiro Pedro, 1 a 1. O gol não fez bem ao Sporting Sul, que desencaixou a marcação. Sem nada a ver com os problemas do adversário, o Pinheiros fez a virada logo em seguida. Aos 17 minutos, Maxsuel cobrou escanteio, o goleiro Pedro disputou a bola com Douglas e espalmou para o meio da área. Sem marcação nenhuma, Laurinho, mais uma vez, na marca do pênalti dominou e chutou para o gol, 2 a 1 Pinheiros.
Aos 27, Pixena fez boa jogada pela esquerda, cortou Gabriel Rigo, cruzou e a bola tirou tinta do travessão. Aos 30, Laurinho fez jogada pela direita, cruzou, Bonfanti e Guilherme falharam e a bola sobrou para Pepê, que chutou por cima do gol.
O Sporting Sul só voltou ao ataque aos 34 minutos, quando, após cruzamento para a área, a bola passou por Borba e Douglas e encontrou Guilherme Alves livre. O meia se atrapalhou, mas conseguiu chutar, porém Leo salvou e evitou o empate.
Segunda etapa para confirmar o título
Melhor em campo, o Pinheiros manteve o ritmo na etapa final. Demonstrando muita superioridade, bom toque de bola e rápida transição, o alvi-verde ficou ainda mais perto do título aos cinco minutos. Ricardo cobrou falta para a área, Maxsuel surgiu em velocidade e cabeceou firme no canto oposto do goleiro Pedro, 3 a 1 Pinheiros.
Com dois gols na frente, o Pinheiros manteve o controle do meio-campo, mas recuou um pouco. Com isso, o Sporting Sul começou a rondar o gol de Leo, mas sem infiltração não conseguiu criar oportunidades. Por sua vez, o Pinheiros, nos contra-ataques, chegou várias vezes. Aos 19, Ricardo roubou a bola de Lucas, ficou cara a cara com Pedro e chutou rasteiro, mas o goleiro salvou. Em seguida, aos 21, Pepê fez lindo passe, a defesa parou pedindo impedimento, Ricardo ajeitou e chutou cruzado, no canto de Pedro, 4 a 1 Pinheiros.
Mas o alvi-verde nem comemorou muito. Na saída de bola, aos 22, Leonardo recebeu pelo meio, carregou e chutou forte. A bola picou antes e enganou Leo, que aceitou, 4 a 2. Ainda com dois gols de vantagem e com o controle da partida, o Pinheiros tratou de segurar o resultado. Mesmo assim, aos 35 fez mais um. Jonas tabelou com Scienza, ficou de frente para o gol e chutou forte, mas Pedro salvou. No rebote, Jonas não perdoou, tirou do goleiro e de um zagueiro e correu para o abraço, 5 a 2 Pinheiros. Aos 43, o atacante Dener, destaque do primeiro jogo entre Pinheiros e Sporting Sul, ainda pela primeira fase, irritado com a marcação, deu um pontapé em Patrick e foi expulso, deixando o time da capital com um a menos. Logo em seguida, o árbitro Luiz Alex Almeida ergueu os braços e o Pinheiros iniciou uma grande comemoração pelo inédito título do Estadual da Suligafi.
Este foi o segundo título da temporada do Juvenil do Pinheiros, que disputou duas competições neste ano e venceu ambas. O primeiro foi em junho, quando o alvi-verde conquistou o Regional da Liga Futura.
A campanha
O Pinheiros estreou no Estadual perdendo por 4 a 1 para o Pratas da Casa, em Arroio do Meio, gol de Jonas. Depois, vitória sobre o Cruzeiro, de Porto Alegre, no Pinheirão, por 1 a 0, gol de Ricardo. Em seguida, nova vitória, sobre o Capão da Canoa, fora de casa, por 2 a 0, gols de Scienza e Laurinho. No jogo em sequência, vitória por goleada sobre o Cetremis por 4 a 0, no Pinheirão, gols de Ricardo, três vezes, e Maxsuel. Além destes, o Pinheiros teve uma vitória por W.O. sobre o Horizonte, de Guaíba. Após, vitória por 4 a 0 sobre o Sporting Sul, no Pinheirão, gols de Pixena, Maxsuel, duas vezes, e Talles Machado. Nas semifinais, vitória por 2 a 0, também no Pinheirão, sobre o Cruzeiro, gols de Ricardo e Pixena. E para finalizar, vitória na final sobre o Sporting Sul, por 5 a 2, gols de Laurinho (2), Maxsuel, Ricardo e Jonas. O artilheiro do time e do Estadual foi Ricardo, com seis gols.