Principal / Geral / Em audiência pública, moradores contestam a construção de torre de telefonia no Bairro Coqueiros

Em audiência pública, moradores contestam a construção de torre de telefonia no Bairro Coqueiros

Em outubro deste ano, a paisagem do bairro Coqueiros foi alterada com a instalação de uma torre de telecomunicação, feita pela empresa American Tower. Construída a poucos metros das residências, os moradores ficaram preocupados com os possíveis problemas à saúde, relacionados à radiação emitida pela estrutura. Revoltada com a situação, a população se mobilizou para buscar uma solução com o poder público.

Assim, na noite da última última terça-feira, 14, mais de vinte moradores do bairro Coqueiros foram até o plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Taquari. Na presença do vereador Luís Porto (PT), da engenheira da Prefeitura Municipal, Sabrina Vagner Cardoso, e do assessor jurídico da Câmara, Apóstolo Maximino Prisco, os membros da comunidade tiveram espaço para realizar perguntas, críticas ou sugestões acerca da presença da torre nas proximidades das casas e também sobre a lei que define a instalação destes equipamentos na cidade.

Por que o Bairro Coqueiros?

O principal questionamento feito pelos moradores foi em relação ao local escolhido para ser realizada a obra. Durante a audiência, Lucas Dias Pereira, 34 anos, queria entender o motivo do Plano Diretor ter escolhido aquele local. De acordo com a engenheira municipal, a escolha se deu pela densidade ocupacional, já que as outras áreas eram mais populosas.
Em resposta, Lucas perguntou: “Por que deveria ser onde tem menos população, causa algum dano?” Sabrina esclareceu que se trata de questão urbana, reforçando que não havia nenhum técnico para avaliar a questão da saúde.

Consequências preocupam os moradores

GERAL - Antena

Durante a audiência, Lucas apresentou um vídeo que, segundo o morador, é bastante popular na internet e fala sobre os danos à saúde causados pelas antena de celular. O vídeo se baseia em uma pesquisa de Doutorado, feita em Belo Horizonte (MG), no qual revela que as pessoas que moram próximas das antenas de celular tem mais chance de desenvolver câncer. A autora do trabalho considera estas antenas como um dos maiores problemas ambientais da atualidade.
Elizandro de Azevedo Lopes, 33 anos, também trouxe uma pesquisa, feita em São Paulo, no qual considera que, a partir de 300 metros, as torres são “extremamente nocivas”: “Quem vive há menos de 300 metros das torres pode ter sintomas que vão de cansaço a irritabilidade, perda de libido e depressão”, afirma o morador.
Além dos problemas relacionados à saúde, Elizandro explica que, por conta da proximidade, os imóveis acabam perdendo o valor: “Conversei com as imobiliárias e, conforme elas, a desvalorização será de, no mínimo, 40%”.

Distância mínima deverá ser alterada

Após ouvir as considerações feitas pela população, o assessor jurídico da Câmara de Vereadores, Apóstolo Maximino Prisco, afirmou que a Audiência Pública não pode fazer com que a torre seja retirada. Entretanto, ele reforçou aos moradores sobre a possibilidade de propor alterações na lei que determina a distância mínima entre a base das torres e as residências.
Até então, a Lei Nº 1857, assinada em 1999 pelo ex-prefeito Namir Luiz Jantsch, exigia uma distância de pelo menos 30 metros. Em resposta unânime, os moradores presentes pediram que o valor determinado por lei aumentasse para 500 metros. Agora, o vereador Luís Porto deverá encaminhar a proposta para a Prefeitura Municipal.

Além disso, verifique

Missão Municipalista chega em Taquari para reunir gestores da Amcserra, Amvarp e Amvat

A Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ