A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid-19 do Hospital São José, Taquari, registra aumento no número de internados. Depois de um longo período com poucas pessoas hospitalizadas, o número voltou a ultrapassar 50% de ocupação.
Na tarde de ontem, dos 10 leitos disponíveis, seis estavam ocupados, sendo a maioria por moradores de Taquari. Há cinco pessoas do município: três mulheres, com idades de 73, 55 e 65 anos, e três homens, com 91 e 70 anos. Há, também, um paciente de Lajeado, com 59 anos. Nos leitos clínicos de tratamento do coronavírus, há uma paciente de 86 anos, de Taquari.
Na manhã da quinta-feira, 28, a secretaria da Saúde registrava 23 casos ativos, ou seja, quando a pessoa contaminada pode transmitir o vírus para outras e precisa ficar em isolamento. Houve uma queda em relação à semana anterior. Na quinta-feira, 21 de outubro, eram 32 casos ativos.
Há 122 pessoas monitoradas, sendo 30 que aguardam resultado de exame, familiares e os casos ativos. Desde o início da pandemia, são 3.500 casos de covid-19 identificados, 3.402 recuperados e 75 óbitos, sendo três em outubro.
Casos em escolas
Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, o COE está monitorando os casos suspeitos em escolas. Segundo a Prefeitura, uma turma da escola Osvaldo Ferreira Brandão, que estava suspensa, fez a testagem e está apta a retornar. Nesta sexta-feira será feita a testagem em alunos de uma turma da escola Barão de Antonina e uma da APAE. Ainda conforme a Prefeitura, há uma funcionária afastada na Barão de Ibicuí, que não tinha contato direto com os alunos.
A assessoria destaca que há testes disponíveis para a comunidade.
Fiscalização
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que não houve nenhuma autuação de estabelecimento no final de semana passado, apenas orientação aos bares e eventos que estavam ocorrendo no fim de semana. Desde o dia 18 de outubro, é obrigatória a apresentação do comprovante das vacinas contra a covid-19 para o ingresso em locais com público.
Vacinação
A aplicação da vacina de reforço contra a covid-19 está liberada para pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde, com intervalo de seis meses da última dose.
Desde segunda-feira, 25 de outubro, a aplicação da primeira dose do imunizante em pessoas com 18 anos ou mais ocorre apenas no Posto Central, das 8h às 11h e das 13h às 15h. Para adolescentes, de 12 a 17 anos, segue a aplicação nos três postos (Central, Praia e Colônia 20), assim como a segunda dose.