Principal / Geral / Educação infantil e parte do fundamental podem retomar aulas presenciais em Taquari

Educação infantil e parte do fundamental podem retomar aulas presenciais em Taquari

A semana foi marcada pela movimentação em torno do debate sobre a volta às aulas nas escolas. Após o governador Eduardo Leite reclassificar, na terça-feira, as regiões no modelo de distanciamento controlado, rebaixando de preta para vermelha, foi permitido o retorno de atividades presenciais (mantendo o modelo híbrido) em todos os níveis de ensino, entre eles, a educação infantil, ensino fundamental e médio.

No entanto, o decreto publicado pelo prefeito André Brito na quarta-feira, 28, trouxe algumas exigências para as quais as escolas de Taquari ainda não estavam preparadas. Além disso, está permitido, neste momento, o retorno presencial apenas das turmas de educação infantil, primeiro e segundo ano do fundamental, com plantões para atendimento aos alunos de ensino médio técnico subsequente, de ensino superior e de pós-graduação; cursos de ensino profissionalizante, de idiomas, de música, de esportes, dança e artes cênicas, e de arte e cultura.
Em vídeo publicado na rede social na noite da quarta-feira, o prefeito diz que as medidas foram adotadas conjuntamente pelos órgãos da Prefeitura, Executivo e membros do Centro de Operações Emergenciais (COE) Municipal.
Para a retomada das atividades em sala de aula, as escolas das redes estadual, municipal e particular deverão apresentar o Plano de Contingência, se ainda não tiver feito, ou ratificar o já apresentado, com a listagem dos alunos matriculados e o termo de livre consentimento (fornecido pelo Município), firmado pelo responsável do aluno que optar pelo retorno presencial. A retomada das atividades também está condicionada à testagem rápida dos professores que ministrarão as aulas e dos servidores de apoio, com testes fornecidos pelo Município, e à fiscalização dos estabelecimentos pelo Município. Em caso de inadequação, a instituição não poderá iniciar as atividades enquanto não sanar a questão e passar por nova fiscalização.
Para quem utiliza o transporte escolar, é preciso encaminhar à secretaria municipal da Educação a listagem dos alunos que o utilizam. O serviço será prestado com 50% da capacidade, considerando alunos sentados.
No programa Mistura Fina On-line, na manhã da segunda-feira, 26, o prefeito André Brito destacou que o Município é cobrado pelo Estado quanto à fiscalização. “Da mesma forma que o Estado nos exige que sejamos rígidos em relação ao comércio, indústria e serviços, nós vamos ser rígidos em relação à educação. As aulas só retornarão depois que nos apresentarem protocolos e provarem que as nossas escolas estão preparadas e com condições de segurança sanitária para atender os alunos”, disse o prefeito.

Escolas precisaram se adequar ao novo decreto

As escolas da rede privada estavam se preparando para o retorno presencial, nos próximos dias, após investimentos em itens de proteção e prevenção. Porém, diante das novas exigências, precisaram se reorganizar.
O Centro de Ensino Médio Pastor Dohms chegou a ter uma semana de aula presencial, em fevereiro, para os primeiro e segundo anos do fundamental, até a instituição da bandeira preta no Estado. Nesta semana, preparava a retomada gradual, a partir da quinta-feira, incluindo os anos finais do fundamental e o ensino médio, para a próxima semana, quando foram anunciadas as novas medidas, adiando o processo. “Hoje em dia se fazem transações bancárias, pix, muitas coisas pelo celular, o e-mail é algo superválido judicialmente também. Nós tínhamos um protocolo, que apresentamos e não teria problema e, agora, criaram um monte de empecilhos. Os pais, alunos, nós e professores estamos bem chateados”, diz o diretor Irineu Barcelos, referindo-se, entre outros, a necessidade de apresentar a autorização dos pais através de documento assinado manualmente. A Prefeitura não aceita autorizações por e-mail ou aplicativo.
As escolas da rede privada de educação infantil também foram pegas de surpresa. Esses estabelecimentos têm se preparado desde que iniciou a pandemia para o retorno presencial. No entanto, as escolas puderam, no final de 2020, prestar atendimento pedagógico aos alunos, antes da prevalência da bandeira preta. As novas exigências vão adiar mais uma vez o retorno. “Fomos pegos de surpresa porque estávamos trabalhando em bandeira vermelha e com tudo andando normalmente. Agora, foi exigido um termo de responsabilidade redigido pela Prefeitura, diferente do que a gente já tinha”, diz Rosele Santos, uma das proprietárias de escola de educação infantil. “A expectativa é grande para retornarmos na segunda-feira”, acrescenta, salientando que é necessário estarem todos os professores e funcionários testados e com o aval da fiscalização municipal.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ