A Polícia Civil de Taquari, com apoio da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (Draco), prendeu, na última terça-feira, em Lajeado, um menor, suspeito do assassinato de um outro menor, em novembro de 2020, em Taquari.
Agentes da Delegacia de Taquari, junto dos policiais de Lajeado, capturaram o jovem que, hoje, tem 17 anos e, segundo a delegada Betina Martins Caumo, estava residindo no município vizinho desde o ano passado. “Ele teria se mudado para Lajeado no final do ano passado, logo após ter ciência de que era investigado pelo homicídio, pois já havíamos cumprido mandado de busca e apreensão na residência onde ele morava com o pai, aqui em Taquari, em dezembro de 2020.”
De acordo com a delegada, ele é apontado como o executor dos disparos que matou um outro menor de 17 anos, na madrugada do domingo, dia 15 de novembro de 2020, no bairro Rincão São José. Na época, a vítima foi encontrada ainda com vida e consciente, na rua João Moraes de Borba, em um ponto conhecido como Vila da Caixa D’Água. O rapaz relatou que havia sido transportado por um automóvel de cor branca até ao local, onde, então, teria sido alvejado por disparos de arma de fogo. Ele chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu a caminho do hospital.
A motivação do crime, conforme a delegada Betina Martins Caumo, seria dívida de drogas. “As investigações apontaram que a vítima havia ficado devendo dinheiro para um determinado grupo criminoso. No dia do crime, foi posta em um carro por esse menor e outros indivíduos, ainda em investigação, e levada até o ponto onde foi executada.”
Ainda de acordo com a delegada, o menor foi conduzido à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), em Porto Alegre.