Nesta semana, pela terceira vez em cinco anos, o parque municipal passa por obras. Os repetidos trabalhos ocorrem no espaço destinado ao campo de futebol.
Em 2016, no governo de Pedro Dorneles (PDT), o campo de futebol sete foi ampliado para ser de onze jogadores e foi cedido, por cinco anos, ao time do município, Águia Azul, na disputa do regional Certel/Sicredi. No entanto, em 2018, no governo de José Luiz Cenci (Progressista), o local deixou de ser utilizado pelo time, que alegou não haver estrutura necessária para as partidas, como a falta dos vestiários, e o disponibilizou ao município.
Em outubro de 2019, a área foi utilizada para a feira agropecuária da ExpoFaz, evento que marcou o aniversário do município, o que causou danos no campo. Em setembro do ano passado, o prefeito Cenci anunciou que o campo de onze era pouco utilizado e anunciou mudanças. “Particularmente, vejo que não é o local. Fazenda Vilanova precisa e vai ter um campo de futebol. Só que naquele local não é adequado”, disse, na época. Pelo projeto de Cenci, foram construídas quadras de futebol de areia e voleibol, quadra society para grupos de sete jogadores cada. O objetivo era colocar redes de proteção laterais e grama sintética, o que proporcionaria maior resistência em decorrência do uso. No entanto, com a pandemia, o campo nem chegou a ser utilizado.
Nas últimas semanas, máquinas voltaram a ocupar o espaço para a realização de obras. Conforme o prefeito Amarildo Luís da Silva (PDT), será feita uma readequação das quadras. “Estamos tirando as quadras de areia que foram colocadas dentro do campo municipal, onde era o futebol onze. Fizemos um muro de contenção no parque e terraplanagem e vamos levar essas quadras para esse novo espaço para reativar o campo de futebol onze”, disse o prefeito Amarildo.