Um problema antigo em algumas vias do município deve começar a ser resolvido. Nesta semana, a Prefeitura de Taquari firmou termo de credenciamento com um tutor, que realizará o recolhimento e a guarda de animais de grande porte que estiverem soltos em vias públicas, oferecendo risco ao trânsito.
A situação é recorrente em alguns locais, que já registraram muitos acidentes, inclusive com vítima fatal, por causa de bovinos e equinos soltos na pista.
A administração municipal informou que já houve o recolhimento de um cavalo que estava solto na Aleixo Rocha, bairro Pinheiros. O animal, assim como outros que vieram a ser atingidos pela medida, são mantidos em uma propriedade no bairro Pinheiros, sob cuidados de João Danilo Hut da Silva, tutor responsável pelo recolhimento e guarda dos animais durante um ano.
Ele não recebe nada da Prefeitura pelo serviço, mas conforme previsto em lei, aprovada no ano passado pela Câmara de Vereadores, o tutor deve ser reembolsado pelo proprietário do animal pelos gastos com alimentação, hospedagem, atendimento veterinário, entre outros custos. Caso o dono do animal não se manifeste, no prazo de sete dias, apresentando documentação que comprove a sua propriedade, o bovino ou equino passa a ser do tutor, que pode inclusive vendê-lo para ter suas despesas ressarcidas. “É importante ressaltar que a demanda para o tutor deve ser encaminhada apenas pela Prefeitura, mediante verificação das equipes de fiscalização ou a partir da constatação da veracidade de denúncias feitas através dos canais da Prefeitura (WhatsApp, Facebook ou telefone)”, informou a administração municipal. Os números são (51) 96619136 e no fixo 3653-6200.
De acordo com a administração municipal, para o recolhimento do animal, será lavrada ficha técnica, com as características de espécie, raça, sexo, pelagem, cor e demais sinais identificadores, além de data e local onde foi recolhido.