Os membros do Conselho Municipal da Saúde reuniram-se na noite da terça-feira, 4 de maio,na secretaria municipal de Saúde para apreciação das pautas encaminhadas pelo Hospital São José.
Uma delas foi a campanha Nota Fiscal Gaúcha (NFG), do Governo do Estado, que destina recursos para as entidades beneficiadas e tem sorteios mensais com prêmios em dinheiro para os contribuintes. Para participar, é necessário que o contribuinte faça o cadastro no site do programa NFG, indicando, para a área da saúde, a Associação Taquariense de Saúde (ATS), que administra o hospital. Depois desta etapa, é necessário pedir a inclusão do número do CPF na hora das compras no comércio.
O hospital também apresentou o projeto de implantação do Protocolo de Manchester, no qual os atendimentos na emergência/urgência do hospital são classificados por cores, conforme o grau de gravidade. “Envolve muita gente. Fisicamente já está tudo montado, conseguimos contratar a equipe. Infelizmente, estamos com falta no mercado de enfermeira, mas conseguimos contratar uma; há vagas, inclusive, para técnico em enfermagem. Ganhamos uma verba do Sicredi e uma parte foi destinada para esse projeto”, explicou a enfermeira Elisa Bastos. Os atendimentos serão classificados nas cores azul (não urgente), verde (pouco urgente), amarelo (urgente), laranja (muito grave) e vermelho (atendimento imediato).
A instituição de saúde também prepara a inauguração do Centro de Materiais Esterilizados (CME), serviço que, em julho de 2018, foi suspenso no hospital após fiscalização da Vigilância Sanitária do Estado. Desde então, os materiais são esterilizados em uma empresa em Porto Alegre. No mesmo dia, o bloco cirúrgico foi interditado. Os dois espaços passaram por obras de reforma e modernização, sendo que o bloco foi inaugurado no final do ano passado.